Fundação Marcopolo realiza o Dia E da Educação nesta quarta-feira em Caxias do Sul

Proposta é oferecer aos professores da rede municipal de ensino um dia de formação recheado de atrações, de forma a construir um ambiente de acolhimento, inovação, tecnologia e amorosidade

Publicado por
10:43 - 04/03/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Fundação Marcopolo realiza o Dia E da Educação nesta quarta-feira em Caxias do Sul

Foto: Studio Godoy/ Divulgação

Na próxima quarta-feira (06), a Fundação Marcopolo realiza, em parceria com o Sebrae e a Secretaria Municipal de Educação, o Dia E da Educação. As atividades serão realizadas junto à sede da Fundação Marcopolo, em São Giácomo, nas proximidades do Distrito Industrial. A proposta é oferecer aos professores da rede municipal de ensino um dia de formação recheado de atrações, de forma a construir um ambiente de acolhimento, inovação, tecnologia e amorosidade.

O Dia E da Educação se propõe a oferecer uma formação continuada aos professores, na perspectiva de “cuidar de quem cuida”, de forma a garantir a qualidade das ações educativas para as crianças e adolescentes que frequentam as escolas caxienses.

A programação da manhã prevê uma palestra com Lucelmo Lacerda, especialista em autismo. Ele deve falar da postura desafiadora que o tema exige no ambiente escolar. A finalidade é capacitar os profissionais a gerenciar crises em situações em que os indivíduos em idade escolar e portadores de necessidades especiais possam apresentar perigo para si ou os demais de forma mais humana possível, sem dor e preservando a dignidade do aprendiz.

À tarde, o encontro é com Manu Rangel, especialista em práticas alfabetizadoras. Nesta palestra a proposta é falar sobre alfabetização para além da compreensão dos símbolos gráficos. Nesta perspectiva, estão incluídas as ideias de acolhimento e flexibilização das práticas de alfabetização valorizando os saberes prévios da criança e seus interesses. Tudo isso de forma a fazer com que o educador saiba organizar suas atividades para promover aprendizagens significativas.

Para que o Dia E da Educação seja um momento significativo, a sede da Fundação Marcopolo também terá feira de artesanato, feira de produtos orgânicos, food trucks além de atrações artísticas e culturais como Palestra show do rapper Chiquinho Divilas, grupo Rapajador e Quinteto da Banda Marcial Cristóvão de Mendoza.

Acreditamos que a educação vai além dos limites da sala de aula. Em tempos onde a responsabilidade pelo desenvolvimento dos jovens muitas vezes recai exclusivamente sobre escolas, professores e diretores, é crucial compreender que a formação de uma juventude verdadeiramente independente e consciente de suas responsabilidades na construção do futuro não pode ser designada somente a esses agentes. A Fundação Marcopolo empenha-se em alertar não apenas os pais, mas toda a sociedade, para a importância de reconhecer que avanços significativos só podem ser alcançados por meio da educação, especialme nte no que diz respeito à juventude. A sociedade brasileira como um todo deve priorizar a educação, assim poderemos moldar um futuro desejável para todos. É hora de reconhecermos coletivamente a importância desse compromisso e agir de maneira proativa para garantir um futuro real e cheio de oportunidades para todos os brasileiros“, diz o coordenador da Fundação Marcopolo, Luciano Balen.

Campanha “Vem pra Escola”

Ao mesmo tempo em que promove o Dia E da Educação, a Fundação Marcopolo também anuncia a realização da Campanha “Vem pra Escola”. A iniciativa, também em parceria com a Smed, será lançada durante o Dia E da Educação. Uma música e videoclipe feito com os alunos da Escola Marcopolo de Criatividade fala da importância da escola e da necessidade de não abandonar este espaço fundamental para a formação e a construção do cidadão integral. A campanha será veiculada em diferentes mídias.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp