Por volta das 3h da madrugada de terça-feira (08), um ato de coragem evitou uma tragédia na RSC-453, em Caxias do Sul. Daniel Fernandes Matias, 48 anos, coletor da Codeca, estava a caminho da estação de transbordo com o caminhão de lixo, acompanhado por dois colegas, quando se depararam com uma mulher em um momento de desespero no Viaduto Campo do Bugres.
A neblina e a chuva intensa atrapalharam a visão da via, mas foi possível perceber a presença de uma mulher, a cerca de dois metros de distância do caminhão, com os braços para o alto, aparentemente tentando se colocar na frente do veículo. O motorista freou a tempo.
“Ela parecia querer que nós atropelássemos ela, levantando os braços e se colocando no meio da rua. Nós ficamos muito assustados”, conta Daniel, que não escondeu o impacto da cena.
Resgate no Viaduto
A mulher ainda tentou se jogar do viaduto, mas os homens, que já haviam descido do caminhão para socorrê-la, conversaram e argumentaram sobre o sofrimento que essa situação causaria a família.
“A gente falava sobre a dor que isso causaria para a família dela, tentando convencê-la a desistir daquilo“, explicou Daniel.
Ela ainda portava o celular em mãos, que começou a chamar, e um dos homens atendeu a ligação, que era do marido, que a aguardava na delegacia. Em poucos instantes a Brigada Militar, inclusive, chegou até ela no viaduto, para buscá-la. Apesar da resistência inicial da mulher, ela acabou sendo acompanhada pela guarnição.
Ato de Coragem e Reflexão Pessoal
Para o coletor, o episódio não foi apenas uma demonstração de coragem, mas também uma reflexão pessoal. Daniel perdeu um filho de 17 anos há dois anos, o que fez com que o caso tocasse profundamente seu coração.
Com 20 anos de trabalho na Codeca, Daniel tem um histórico de salvar vidas. Ele já ajudou pessoas em diversas ocasiões, sempre mostrando coragem e dedicação. Este último episódio, no entanto, ficará marcado como um dos mais emocionantes de sua carreira.