Caxias do Sul

Frente Parlamentar deve ser criada em apoio a construção de lar de idosos em Caxias do Sul

(Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)
(Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

O vereador de Caxias do Sul, Rafael Bueno (PDT) protocolou requerimento sugerindo a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Construção do Recanto da Compaixão Frei Salvador. A iniciativa irá transformar o antigo prédio do INSS, entre os bairros Cinquentenário e São Pelegrino, em um lar de idosos em vulnerabilidade social.

O requerimento, assinado por mais sete parlamentares, será votado em plenário nesta quinta-feira (08). O projeto foi idealizado pela Associação Mão Amiga, presidida pelo Frei Jaime Bettega, e está autorizado pela Lei Municipal 8.498/2020, permitindo a cessão de uso do imóvel.

“Temos o compromisso de pensar em como vamos agir quando os idosos não puderem se manter sozinhos ou sendo cuidados pela família e precisarão ficar em casas asilares. Sabemos que os custos de clínicas muitas vezes ultrapassam o orçamento familiar. Assim, a rede pública se torna uma saída para os idosos e as famílias”, enfatizou Bueno, no documento.

Qualidade de vida

O propósito da nova casa para idosos é entregar à cidade um espaço renovado, agradável e com total infraestrutura, oferecendo moradia e qualidade de vida a 130 pessoas.

A Associação Mão Amiga vai restaurar o imóvel de dois blocos (sendo um com dois pavimentos, outro com três), desocupado desde 2011, e instalar mobiliário e equipamentos necessários ao seu funcionamento. A ideia também é sensibilizar pessoas físicas e jurídicas para que contribuam com o lar. Bueno lembra as emendas de R$ 500 mil, pelo deputado federal Nereu Crispim/PSL, e de R$ 100 mil, pelo deputado Afonso Hamm/Progressistas, destinadas às obras.

“Por isso, a Frente tem por objetivo servir de mais um espaço de discussão, busca de recursos e realização desse projeto, que será mais um marco para a assistência social do município”, finalizou Bueno.

Frei Jaime agradeceu pela iniciativa do Legislativo e acredita que a Frente possa alavancar o projeto do lar:

“Será mais um elemento importante e agregador para tirarmos esse projeto do papel e acolhermos nossos idosos carentes com dignidade.”

Também assinam o requerimento de criação da frente os vereadores Clóvis de Oliveira/PTB, Estela Balardin/PT, Gilfredo de Camillis/PSB, Gladis Frizzo/MDB, José Dambrós/PSB, Lucas Caregnato/PT e Ricardo Daneluz/PT.