Apenas 29 dos 103 projetos contemplados inicialmente no Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Fiesporte) vão receber o recurso. O anúncio foi feito após uma série de polêmicas e análise dos documentos pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) e pelo Controle Interno. Nesta terça-feira, dia 18, foram divulgados no Diário Oficial Eletrônico os 12 primeiros projetos beneficiados. O anúncio dos demais contemplados deve ser feito ao longo desta semana.
A previsão é de que os recursos sejam liberados para as entidades nos próximos dias. Segundo a Smel, as cartas avisando sobre a aprovação ou não dos projetos já foram enviadas para todas as entidades. Os recursos que não puderam ser utilizados serão integralmente destinados para as áreas da saúde e da educação.
A edição deste ano do Fiesporte foi cercada de polêmicas. Na semana passada, a então secretária de Esporte e Lazer, Marcia Rohr da Cruz, pediu exoneração após ter um áudio vazado em que chamava o financiamento de “imundície”. Para o seu lugar, o prefeito Daniel Guerra nomeou Luiz Caetano, que também assumiu a secretaria de Governo. Ele assume a Smel interinamente.