banco de alimentos
Foto: SMAPA/Divulgação

O Banco de Alimentos de Caxias do Sul comemora 20 anos de atuação neste domingo (14), com Festival 20 Anos a partir das 14h, no Pavilhão 1 dos Pavilhões da Festa da Uva. Para participar, basta doar 1 kg de alimento não perecível. A programação inclui atrações musicais como Duca Leindecker, Pura Curtição, Theoria do Kaos e Chiquinho Divilas, além de apresentações de entidades sociais.

Organizado pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), o evento marca duas décadas de trabalho da instituição, que já arrecadou e distribuiu cerca de 15,2 mil toneladas de alimentos.

“Mais do que comemorar uma trajetória, o que se busca é consolidar a imagem do Banco como uma referência social e institucional, ampliando sua visibilidade e reforçando seu papel na comunidade”, destaca a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da SMAPA, Valéria Wormann.

Criado oficialmente em 12 de dezembro de 2005, durante a gestão do então prefeito José Ivo Sartori e do vice Alceu Barbosa Velho, o Banco de Alimentos começou com quatro toneladas arrecadadas em uma campanha realizada nas principais redes de supermercados da cidade.

“Para que a ação crescesse e se transformasse no grande pilar de solidariedade que é hoje, a participação dos voluntários é fundamental”, frisa a diretora geral da SMAPA, Kalizia Dalla Zen.

A rede de atendimento também se ampliou: de 31 entidades cadastradas no início, hoje são mais de 100. Durante a pandemia, o órgão teve papel decisivo ao distribuir 1,5 mil toneladas de alimentos, garantindo alimentação para famílias em situação de extrema vulnerabilidade.

“Lembro que a comunidade deu uma resposta muito solidária, pois arrecadamos itens para seguir atendendo as famílias, entidades cadastradas e cozinhas comunitárias”, recorda a nutricionista da SMAPA Cristina Fabian Gregoletto.

O festival conta com patrocínio principal da Eaton, além de Sicredi e Farmácias São João (ouro), Amalcabúrio (prata) e Multimercados (bronze). A ação tem ainda apoio de Expotendas, Sol Soluções Yanmar, CIC Caxias, Festa da Uva S.A., Hotel Swan, produção de Kyiko Martinss, parceria da Voz Comunicação Criativa, e apoio de mídia do Grupo RSCOM.

Divulgação

Confira as ações permanentes do Banco de Alimentos:

Recanto Solidário: Combate ao desperdício de hortifrutigranjeiros com doações feitas na Ceasa Serra para entidades sociais.

Sábado Solidário: Voluntários arrecadam alimentos em mercados da cidade todo segundo sábado do mês. Voluntários podem se inscrever enviando nome e telefone para o e-mail: [email protected]

Arrecadação dos agricultores caxienses: Coleta semanal de doações de alimentos hortifrutigranjeiros sem valor comercial, mas com qualidade nutricional, destinados às entidades cadastradas. Também há recolhimento de excedentes no Ponto de Safra às sextas-feiras, após o encerramento das vendas.

Troca Solidária: Regulamentada pela Lei 8.602/2021 e implementada desde 2009, permite a troca de resíduos seletivos por alimentos da Agricultura Familiar. Projeto realizado em parceria com FAS e Codeca.

Cozinha Experimental: Localizada nas dependências do Banco de Alimentos, é um espaço para oficinas e capacitações que ensinam técnicas culinárias, primando pela utilização integral, redução do desperdício e incentivo ao consumo de alimentos sazonais. Também oferece aprendizado sobre Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, possibilitando escolhas adequadas.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): Compra de produção da agricultores familiares da região para distribuição às instituições cadastradas, que recebem produtos da safra com qualidade e nutricionalmente adequados. Ocorre em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) do Governo Federal, Rede Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul e Adcointer/Ceasa Serra.

Banco de Refeições Coletivas – Prato Solidário: Desde 2013, tem como objetivo reduzir o desperdício. O projeto recolhe alimentos produzidos em cozinhas industriais e comerciais, que são repassados às entidades cadastradas, em parceria com a Fundação Caxias, proporcionando melhorias na nutrição e na qualidade de vida de pessoas em vulnerabilidade social.