O primeiro final de semana da Festa das Colheitas atraiu mais de 9 mil pessoas em três dias em Caxias do Sul. Mesmo antes de encerrar a programação deste domingo, às 22h, expositores afirmaram estar satisfeitos com o movimento e com os resultados das vendas.
A empresa familiar Delícia Di Pasta e Delícia Krokkante, de Vila Oliva, vendeu as últimas unidades de cuca de uva no início da tarde deste domingo. O sócio proprietário Iago Menegotto, 30 anos, calculava a venda de cerca de 500 cucas, 40 quilos de agnoline e dezenas de pacotes de biscoitos, pizzas e lasanhas.
“Nós não esperávamos tantas pessoas. No primeiro dia já pagamos o espaço dos três finais de semana, então com certeza quando tiver Festa da Uva e outras Festas das Colheitas vamos participar. Está dando muito retorno e as pessoas estão elogiando muito a feira”, comenta Menegotto, cuja empresa atua há 35 anos em Vila Oliva.
“A venda superou todas as expectativas em quatro ou cinco vezes mais. Tivemos que produzir nesta madrugada e agora, às cinco da tarde, não temos mais cucas de uva para vender, que é nosso carro-chefe. Mas semana que vem estaremos aqui, esperando a todos com mais produtos”, completa a irmã, Karla Menegotto Todescato, 37.
No estande do distrito de Santa Lúcia do Piaí, o agricultor Ademir Camicia, 62, comemora a boa procura principalmente por uva, mas também por pimentão, maçã, ameixa, pêssego, pera e outros. Ele calcula que, só no sábado, o faturamento superou R$ 2 mil, o que seria arrecadado em três participações em feiras de bairros, estima.
“Estamos muito contentes com as nossas vendas, estamos vendendo muito bem. Está tendo bastante movimento e o lugar é excelente. Bastante movimento, lugar excelente”, detalha.
O movimento também é comemorado pela área multissetorial. Alvâneo de Bortoli, da Móveis Dallas, diz que está muito melhor do que o esperado para um final de semana. “Conseguimos mostrar os produtos para clientes que talvez não conheçam a loja ainda”, salienta.
O prefeito Adiló Didomenico destaca a satisfação pelo sucesso do primeiro final de semana da festa, que se consolida no calendário oficial nos anos ímpares, com a Festa da Uva realizada nos anos pares.
“Em 2020 a Festa das Colheitas teve que ser interrompida pela pandemia, mas voltou com muito brilho, está uma festa alegre e muito bem organizada. Temos mais dois finais de semana, convidamos a todos para que venham e aproveitem”.
“Temos a gastronomia e os shows. A alegria e a confraternização são o espírito da festa e isso impulsiona as vendas. A festa mostra o que temos de melhor na produção agrícola e tudo aquilo que está agregado, expositores, parque de exposições, vinícolas, jardim das réplicas, e isso tudo com entrada de graça. Temos uma bela festa encaminhada para os dois próximos finais de semana”, projeta o presidente da Festa da Uva, que também realiza a Festa das Colheitas, Fernando Bertotto.
Serviço
Próximas datas: 3 a 5 e 10 a 12 de março de 2023
Horário: sextas das 14h às 22h; sábados e domingos das 10h às 22h
Entrada gratuita
O estacionamento, por ser terceirizado, é pago
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul