PROJETO COMER BEM

FAS de Caxias do Sul lança projeto sobre segurança alimentar e nutricional

As 25 famílias que serão beneficiadas pelo programa terão o primeiro encontro no dia 8 de abril

Foto Divulgação FAS Caxias do Sul
Foto Divulgação FAS Caxias do Sul

Com o objetivo de abordar com a comunidade as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, vinculadas à saúde e à educação, a Fundação de Assistência Social (FAS) deu início na última sexta-feira (21), ao Projeto Comer Bem. A iniciativa se dá por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste e conta com a parceria das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), da Educação (SMED) e da Saúde (SMS), além da Casa Brasil.

As 25 famílias que serão beneficiadas pelo programa terão o primeiro encontro no dia 8 de abril. Após isso, as oficinas serão quinzenais. Para isso, ao longo do mês de março acontecerão as reuniões para a formação do programa, que inclui outras áreas da Prefeitura de Caxias do Sul.

Ao longo de 13 encontros serão abordados temas como o desenvolvimento de ações de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários por meio da alimentação, além de desenvolver ações que promovam a melhoria dos padrões alimentares.

Neste sentido serão ofertadas orientações sobre os impactos negativos do consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, o reaproveitamento de alimentos, o estímulo a práticas de aproveitamento integral dos alimentos para reduzir custos e evitar desperdícios, além de proporcionar a troca de saberes e experiências entre os participantes.

As palestras serão feitas por técnicos da FAS e das secretarias envolvidas, como explica a gerente do CRAS Oeste e mentora do programa, Vanisse Zancan.

“Ações como essa, que perpassam várias secretarias da estrutura do município, tem uma eficácia maior. Nesse projeto, especificamente, pensamos coletivamente propostas para tratarmos de uma questão tão importante como a alimentação. E pensando juntos, chegamos a ações que entendemos serem mais efetivas para fortalecer os vínculos através do alimento”, explica.

As famílias participantes serão indicadas pela FAS, por meio do CRAS Oeste e da Casa Brasil, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) mantido pela Fundação em parceria com a Mão Amiga. A SMED, por meio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, e a SMAPA, por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, também participarão da seleção dos núcleos familiares. A Secretaria da Saúde trabalhará, por exemplo, os impactos de uma alimentação saudável no desenvolvimento da crianças. Já a Secretaria da Educação falará sobre a importância da alimentação no desempenho escolar.