Durante todo dia, técnicos fazem a inspeção do PAPI (Precision Approach Path Indicator) para a etapa final de homologação do sistema no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. O serviço é realizado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira, desde às 9h30 desta quinta-feira (08). O procedimento, que consistia em vários voos em diferentes direções sobre a área, inclusive, chamou a atenção da comunidade.
Esse processo técnico do sistema PAPI já havia sido aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). No processo havia sido verificado que ambas as cabeceiras da pista (15 e 33) encontravam-se aptas para receber a inspeção final do GEIV. Assim, ao término da inspeção, o sistema PAPI estará oficialmente pronto para uso.
No entanto, após a inspeção, será emitido um laudo para posterior homologação, segundo o diretor do Aeroporto, Cleberson Babetzki. Segundo ele, o processo da FAB deva levar 30 dias.
“Um procedimento padrão, onde são feitos vários voos em órbitas diferentes direções para aferir equipamentos do aeroporto, procedimento padrão”, relata.
Entenda o que é o PAPI
O sistema PAPI é um auxílio visual fundamental para pilotos durante o procedimento de aproximação final para pouso, indicando, por meio de luzes coloridas, se a aeronave está acima, abaixo ou na rampa ideal de descida.
Sua utilização é determinante para a segurança das operações aéreas, principalmente em aeroportos que buscam avançar em na categoria operacional, algo que vai ao encontro do plano de modernização do aeroporto de Caxias.
Conforme informações também fornecidas por Babetzki, assim que o PAPI estiver homologado e operacional, será solicitada a desinstalação física dos equipamentos AVASIS (indicadores visuais de trajetória de aproximação) e o consequente cancelamento de suas respectivas homologações junto aos órgãos competentes, encerrando a transição para uma tecnologia mais moderna e precisa.