Caxias do Sul

Estações de ônibus ganham torres de monitoramento com botão de emergência e câmeras em Caxias do Sul

Equipamentos permitem contato direto com o Centro Integrado de Operações (CIOp) para reforçar a segurança do usuários do transporte coletivo

transporte coletivo
Foto: Ícaro de Campos


A Prefeitura de Caxias do Sul instalou, nesta semana, torres de monitoramento nas estações centrais do transporte coletivo Pompéia, Ópera e Bento. As torres, equipadas com seis câmeras de vigilância cada, possuem tecnologia de identificação facial e estão conectadas 24 horas ao Centro Integrado de Operações (CIOp). Em situações de emergência, os cidadãos podem acionar o CIOp diretamente por meio de um botão instalado nas torres.

O investimento municipal no serviço de monitoramento é de R$ 6 mil mensais. Além das torres, cada estação conta com quatro câmeras avulsas, integradas ao sistema de cercamento eletrônico da cidade, ampliando a vigilância e o controle da segurança no local.

Recentemente, as estações Pompéia, Ópera e Bento passaram por um processo de higienização realizado pelas equipes da Codeca. As estações Catedral, Praça da Bandeira e Ópera (Dr. Montaury) também foram lavadas para garantir um ambiente mais seguro e limpo aos usuários.

O sistema de segurança das estações beneficia também os usuários das Estações Principais de Integração (EPIs) Imigrante e Floresta. Cada EPI conta com duas torres de monitoramento, equipadas com câmeras de vigilância e botão de contato direto com o CIOp. No total, as duas EPIs possuem 24 câmeras que funcionam ininterruptamente, registrando e transmitindo imagens para o centro de operações.

transporte coletivo