Quem não gosta de adquirir produtos com grandes descontos? Sair daquela loja se sentindo especial, pois comprou o sonhado item com um preço reduzido? A época de compras com descontos irresistíveis conhecida como Black Friday parece já tomar conta do cenário brasileiro. Porém, especialistas alertam para possíveis jogadas de marketing.
Leia mais
O professor do curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul, Miguel Zacarias Neto, afirma que a ideia da Black Friday traz efeitos positivos e negativos à sociedade, e dependendo da atitude pode ser considerada uma jogada de marketing. “Os efeitos positivos são para acionar o mercado, para o pessoal vender um pouco mais, trazer uma aceleração da demanda, assim como nos outros dias, agora vem a outra parte, as prestadoras de serviço, o comércio em geral, os e-commerce, se aproveitam disso para não fazer uma promoção autêntica”, alerta.
Ainda para o docente, especialista do segmento, “planejar, comparar, e buscar informações em sites adequados” são ainda as melhores soluções para aproveitar as vantagens nas ações comerciais durante a Black Friday para não cair na tentação dos produtos anunciados com preços “fictícios” como destaca o professor.
Uma dica relatada pelo pesquisador Miguel Zacarias Neto, é acessar alguns sites, como o do Procon/Comdecon, que criam ferramentas para fiscalizar falsas promoções e realizam o monitoramento de preço para auxiliar os consumidores que não pesquisaram com antecedência. “Outra forma interessante é guardar os folhetos da loja ou tirar um print screen (captura da tela) com a demonstração do produto e do valor, contendo link, nome da empresa, data e hora em que foi realizada a pesquisa. Dessa forma, o consumidor pode conferir se a oferta realmente foi cumprida”, finaliza.
Já o Conselho Municipal de Defesa ao Consumidor (Procon/Comdecon) ressalta que, independentemente da Black Friday, o consumidor sempre deve ficar atento para algumas dicas, tais como:
• comparar preços, pesquisar e negociar as formas de pagamento;
• estar ciente que o direito de arrependimento para trocas é válido somente para compras à distância;
• verificar a qualidade dos produtos (especialmente os de mostruário ou liquidação);
• e guardar todos os comprovantes da compra.