Escola Família Agrícola de Caxias do Sul será atração no South Summit Brazil

Evento acontece em Porto Alegre de 20 a 22 de março, no Cais Embarcadeiro

Publicado por
16:32 - 22/02/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Escola Família Agrícola de Caxias do Sul será atração no South Summit Brazil

Foto: Divulgação/ Efaserra

Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra), de Caxias do Sul, será apresentada durante a edição 2024 do South Summit Brazil (SSB), que ocorre de 20 a 22 de março, no Cais Embarcadeiro, em Porto Alegre.

O painel é intitulado “Conectando tradição e contemporaneidade: o papel da pedagogia de alternância e da escola agrícola na inovação educacional”. A ideia é apresentar o desenvolvimento da região de forma qualitativa por meio da Pedagogia da Alternância – ferramenta que une a experiência do trabalho em casa com as teorias a serem aprofundadas na escola, ou seja, unindo teoria à prática.

Durante um período, o estudante permanece na escola (sessão escolar), intercalado por outro período em casa (sessão familiar). Na Pedagogia da Alternância, a família deve interagir com os seus filhos e os monitores na construção e elaboração das atividades.

A SDR, por sua vez, busca unir esforços com organizações da sociedade civil (em especial Associações de Escolas Famílias Agrícolas) para executar ações visando atingir o objetivo em comum da sucessão rural e da permanência do jovem no campo, com qualidade de vida e geração de renda.

O objetivo da parceria é repassar o conhecimento e os resultados a partir das práticas, sempre pautando novas oportunidades para futuras parcerias – a exemplo do painel no South Summit. “Iniciativas como essa transformam o cenário dos estudantes na agricultura familiar e propiciam a sucessão no campo”, destaca o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini.

O RS Innovation Stage, palco do governo do Estado no SSB, recebeu 217 propostas de apresentações para a edição 2024, um aumento de 155% em relação a 2023. O South Summit busca fomentar a conexão entre startups, empresas e fundos de investimentos globais, gerando oportunidades de negócios e relações de alto valor.

Sobre a Efaserra

A Efaserra integra um movimento em nível mundial, composto pelos chamados Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffas). Desde seu surgimento na França, em 1935, o movimento tem como finalidade primordial o desenvolvimento das comunidades por meio de uma educação de qualidade, integral, contextualizada e realizada com a participação ativa de todos os atores envolvidos.

A instituição é resultado de uma mobilização de agricultores familiares, lideranças comunitárias e sindicais, associações e entidades comprometidos com o desenvolvimento rural e a geração de melhores oportunidades para os filhos de agricultores familiares. Atualmente, são 239 jovens em formação e 34 em estágio. A escola já formou 178 técnicos em agropecuária. A Efaserra está localizada Estrada Municipal do Imigrante, na Terceira Légua, em Caxias do Sul.

Fonte: Governo do Estado

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp