PEDAGOGIA DE ALTERNÂNCIA

Escola Agrícola de Caxias do Sul recebe R$ 99 mil de apoio pedagógico para permanência do jovem no campo

Recursos da Secretaria de Desenvolvimento Rural apoiam escolas comunitárias com metodologia de Pedagogia de Alternância, como a EFASERRA, em Caxias; as oito instituições contempladas têm até 15 de outubro para enviar documentação e formalizar participação

Foto: EFASERRA / Reprodução
Foto: EFASERRA / Reprodução

O governo do estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE-RS), nesta quarta-feira (1º), os nomes das escolas comunitárias parceiras contempladas com recursos estaduais para apoiar a metodologia da Pedagogia da Alternância

O modelo garante apoio a processos educativos diferenciados, voltados à formação de jovens rurais, fortalecendo a permanência das famílias no campo e incentivando a sucessão rural. Cada parceria atenderá no mínimo 40 jovens, filhos de famílias agricultoras ou pecuaristas. A definição dos municípios será feita posteriormente, quando cada escola indicar os estudantes participantes. 

“O apoio do Estado às escolas comunitárias fortalece a educação no campo, garante a permanência das famílias e prepara os jovens para o futuro da nossa agricultura familiar”, disse o secretário da SDR, Vilson Covatti.

Ao todo, oito escolas foram contempladas, representando todas as instituições do Estado que utilizam essa metodologia reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação. Cada escola receberá R$ 99.844,62 em recursos do Estado, por meio de uma parceria formalizada com a SDR. 

Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha

Em Caxias do Sul, a instituição contemplada foi a Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha, com sede em São Pedro da Terceira Légua. A EFASERRA é uma instituição de ensino voltada à realidade dos jovens do campo. Tem como base a Pedagogia da Alternância. Nessa metodologia, os estudantes permanecem uma semana na escola, em regime de internato, e outra semana junto a sua família, realizando atividades práticas em sua propriedade, o que permite ao jovem manter o vínculo com a terra.

Confira a lista de escolas contempladas

  • Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha – Caxias do Sul 
  • Casa Familiar Rural Filhos da Terra – Campinas das Missões 
  • Casa Familiar Rural Alpestre – Alpestre 
  • Casa Familiar Rural Santo Isidoro – Frederico Westphalen 
  • Casa Familiar Rural Três Vendas – Catuípe 
  • Escola Família Agrícola Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul 
  • Escola Família Agrícola Vale do Sol – Vale do Sol 
  • Escola Família Agrícola da Região Sul – Canguçu 

As instituições interessadas em participar devem manifestar interesse e encaminhar a documentação necessária até 15 de outubro de 2025, pelo e-mail [email protected].

Acesse o edital neste link.