EFICÁCIA

Em um mês, novos radares multam apenas 0,22% dos motoristas em Caxias do Sul

Secretaria de trânsito também destacou que o mês de agosto de 2025 teve o menor número de acidentes registrados nas vias fiscalizadas em 15 anos

Foto: Ícaro de Campos/Divulgação
Foto: Ícaro de Campos/Divulgação

Os redutores de velocidade instalados há um mês nas vias Perimetrais e em ruas de Caxias do Sul já mostram resultados positivos. De acordo com a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), apenas 0,22% dos motoristas foram flagrados acima do limite de velocidade desde o início da fiscalização eletrônica.

No total, 6.189.144 veículos passaram pelas faixas monitoradas no período. Desses, 13.902 foram autuados por excesso de velocidade — o que representa menos de 1 a cada 500 veículos fiscalizados.

“É um dado importante, que mostra o comprometimento da grande maioria dos condutores com a segurança no trânsito. Estamos falando de 99,78% dos motoristas respeitando os limites, o que contribui diretamente para a redução de acidentes”, afirmou o secretário adjunto da SMTTM, Alfonso Willenbring Junior.

Resultados da Fiscalização Eletrônica

Além do baixo índice de infrações, a secretaria também destacou que o mês de agosto de 2025 teve o menor número de acidentes registrados nas vias fiscalizadas em 15 anos — menos de 300 ocorrências. O único mês com menos registros foi janeiro deste ano, período tradicional de férias com menor fluxo de veículos.

O levantamento reforça ainda que, mesmo com o aumento da frota local — que passou de 231.960 veículos em 2010 para 354.729 em 2025 —, os novos equipamentos têm contribuído significativamente para a segurança no trânsito.