TRADICIONALISMO

Em momento histórico, Caxias do Sul sedia distribuição da Chama Crioula

O ato contou com diversos cavalarianos, reunindo tradicionalistas de todo o Rio Grande do Sul, além do governador e autoridades municipais

CAXIAS DO SUL
Foto: Robinho/Grupo RSCOM

Para ficar na história. Pela primeira vez, Caxias do Sul sediou a geração e distribuição da Chama Crioula, que marca o início dos Festejos Farroupilhas 2025. A cerimônia, que contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSD), foi realizada na manhã deste sábado (16), no parque de eventos da Festa da Uva.

O evento foi promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac). A geração da chama ocorreu nesta sexta-feira (15), em ato solene seguido de atrações culturais.

O tradicionalismo deve ser uma das bandeiras mais fortes envolvendo as estratégias do turismo no Estado, assim como disse o governador durante a solenidade.

“Estamos trazendo o tradicionalismo para o centro da estratégia do desenvolvimento do turismo do Rio Grande, também aportando recursos e utilizando os peões e prendas que representam nosso tradicionalismo gaúcho para serem embaixadores do turismo”, afirmou o chefe do Executivo gaúcho.

O patrono dos Festejos Tradicionalistas, Mário Barbosa de Matos, relembrou os valores dos gaúchos, citando um exemplo como a corrupção presente na sociedade, mas que em sua maioria não reflete o povo do Estado.

“É uma tradição negativa que felizmente não atinge a maioria do nosso povo, que é honesto e trabalhador não está nessa ilusão da corrupção”, garantiu.

Após o ato solene da distribuição da chama, uma cavalgada pelas ruas de Caxias do Sul foi realizada, com a presença de diversos cavalarianos.