Em comemoração aos 75 anos da empresa, Marcopolo recebe medalha da 56ª legislatura da ALRS

Proponente da homenagem, deputado Pepe Vargas (PT) destacou relevância mundial da companhia caxiense no segmento dos transportes, geração de empregos, inovação constante e promoção do desenvolvimento

Publicado por
22:10 - 09/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Marcopolo

Foto: Debora Beine

Os 75 anos da Marcopolo, de Caxias do Sul, foram destaque no Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (9). Proponente da homenagem – que consistiu na entrega da Medalha da 56ª Legislatura para a empresa, representada pelo diretor de Operações Comerciais e Marketing, Ricardo Portolan, e pelo diretor de Relações Institucionais, Ruben Bisi – o deputado Pepe Vargas (PT) destacou a companhia caxiense como uma das maiores do mundo no ramo dos transportes de passageiros e sua relevância pela geração de empregos, inovação constante e promoção do desenvolvimento.

PIONEIRISMO – Pepe rememorou a história da empresa e a comemoração das Bodas de Brilhante no próximo dia 6 de agosto. Foi nesse dia, em 1949, que se instalava em Caxias do Sul a Nicola & Companhia LTDA, que se tornou pioneira na fabricação de carrocerias de ônibus, iniciando atividades com Paulo Belini, mais sete sócios e 15 funcionários.
Em um pavilhão na esquina das ruas 13 de Maio e 18 do Forte foram produzidas, em 1952, as primeiras carrocerias de aço. “Apenas cinco anos depois o espaço ficou pequeno. O aumento da produção veio acompanhado de um novo endereço, no bairro Planalto. Em 1961 a companhia assinou seu primeiro contrato de exportação com uma empresa de transportes do Uruguai”, recordou Pepe. Como no “processo de lapidação de um diamante”, dinâmica semelhante marcou o crescimento e a inovação da Marcopolo em sua trajetória, colecionando lançamentos que foram vanguarda no transporte nacional.

CRESCIMENTO – A década de 1980 foi marcada pela inauguração da unidade de Ana Rech e por mais inovação, com a Geração IV: Viaggio, Paradiso, Strada, Urbano Torino e Micro Sênior, entre outros. “E, em 1988, o processo de lapidação recebeu uma nova e importante ferramenta, a Fundação Marcopolo, que cumpre importantíssimo papel social e cultural”, pontuou o deputado. “Os anos 1990 confirmaram a meta idealizada por Belini e sócios em 1949: investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia e expansão. Em 1991, a empresa inaugurou sua Escola de Formação Profissional”, completou, comemorando essa expansão.

INOVAÇÃO – Em 2008 a companhia lançou o Projeto Envolver, que promove a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho. Em 2017 a empresa despediu-se de seu presidente emérito Paulo Bellini. A responsabilidade de levar adiante a tradição de inovar de forma contínua coube a Mauro Gilberto Bellini, James Bellini e Paulo Pacheco Bellini.
“O legado de Paulo Bellini se renova cotidianamente, numa verdadeira jornada pelo avanço da mobilidade no Brasil e no mundo. Por ocasião do anúncio das comemorações dos 75 anos, a direção da Marcopolo reafirmou sua motivação: inovar desde sempre para transformar o modo como as pessoas se locomovem, encurtando distâncias e aumentando conexões em cada viagem”, destacou Pepe.

SUSTENTABILIDADE – Por fim, o deputado frisou o compromisso da empresa com a sustentabilidade e com a satisfação do passageiro, destacando-a em nível mundial. Com esse diferencial a empresa decidiu marcar a comemoração dos seus 75 anos: no mês passado, a Marcopolo anunciou a ampliação da sua capacidade produtiva, com uma nova estrutura de 2.600 metros quadrados em Caxias do Sul. Neste espaço serão fabricados, integralmente, 100% dos veículos nacionais, destinados ao transporte ferroviário de passageiros no Brasil e na América Latina.
“É com esta história, forjada por seus pioneiros e por milhares de trabalhadores e trabalhadoras que passaram por suas unidades, que a Marcopolo chega aos seus 75 anos presente nos cinco continentes, em 140 países, com 15 fábricas”, enalteceu Pepe.

Foto: Debora Beine

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp