A Prefeitura de Caxias do Sul continua firme no compromisso com a inovação urbana e a sustentabilidade, unindo planejamento estratégico, diagnóstico científico e soluções baseadas na natureza para tornar a cidade mais resiliente diante da crise climática.
A próxima semana marca um momento importante para o município: durante o 2º Encontro das Cidades Modelo Verdes e Resilientes, que ocorre em Brasília nos dias 09, 10 e 11 de setembro, a bióloga Vanise Sebben, integrada na Secretaria do Urbanismo, será uma das destaques ao apresentar a proposta desenvolvida para o Núcleo Urbano Monte Carmelo. O projeto integra regularização fundiária com obras de infraestrutura aliadas às tão mencionadas Soluções baseadas na Natureza (SbN), refletindo uma abordagem moderna e integrada a favor da cidade.
O Secretário do Urbanismo, Adriano Bressan, ressalta:
“Além de entregar títulos de regularização fundiária, levando dignidade às famílias, vamos sim concretizar a infraestrutura necessária: ruas, drenagem e saneamento, também nos bairros como o Monte Carmelo. É nosso compromisso articular recursos com agilidade e responsabilidade para que essas comunidades possam finalmente contar com o básico que toda cidade moderna merece”.
Além disso, Caxias do Sul participará do painel “Da Crise Climática à Ação: Transformando as Cidades em Verdes e Resilientes”, onde será apresentada a experiência local na implementação do Programa C40, uma iniciativa global que estimula cidades a adotarem medidas concretas para enfrentar mudanças climáticas.