O Ecoponto da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) recebeu 4.505 mil itens em condições de uso em 2024. As doações foram entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade social previamente cadastradas. A marca deste ano supera os números de 2023 (3.382) e de 2022 (3.354).
Objetos como sofás, armários, cadeiras, camas, colchões, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, equipamentos de informática, som e telefonia podem ser descartados no Ecoponto, localizado junto à sede da Codeca, na Rota do Sol. Os itens precisam ter condições de utilização. As famílias que desejam receber esses donativos devem se cadastrar pessoalmente com documento de identidade. O cadastro vale por 60 dias.
Implantado em 2012, o Ecoponto surgiu para que móveis, eletrodomésticos e eletrônicos não fossem abandonados nas ruas, calçadas e terrenos baldios da cidade poluindo o meio ambiente. Para quem não puder se dirigir até o local, a Codeca oferece a coleta gratuita de até seis itens, mediante agendamento. O serviço deve ser solicitado pelo Alô Codeca, no telefone 3224.8000 ou pelo e-mail [email protected]. A Companhia não recolhe entulhos de construção e galhos de podas de árvores.