Economista dá dicas para melhor uso do 13º salário

A segunda parcela pode ser paga pelo empregador até o dia 20 de dezembro

Publicado por
17:51 - 30/11/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Economista dá dicas para melhor uso do 13º salário

Foto: Alencar Turella/ Divulgação

Nesta quinta-feira (30) vence o prazo para pagamento da primeira parcela do 13º salário. Já a segunda parcela pode ser paga pelo empregador até o dia 20 de dezembro. Com a renda extra aos trabalhadores incorporada a renda mensal, o economista da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, professor Mosár Leandro Ness dá dicas de como fazer melhor uso da receita, pois dificilmente a renda vai ter outra entrada de recursos similares ao longo do ano.

Ele lembra que o 13º chega em boa hora, pois no fim do ano há mais gastos com festas e presentes. No entanto, ele alerta que as pessoas não podem esquecer de seus compromissos. O economista sugere, em um primeiro momento, utilizar o décimo para quitar dívidas que não puderam ser quitadas ao longo do ano. Ressalta a oportunidade de limpar o nome e sair da inadimplência. Lembra que a CDL conta com a campanha Limpa Nome e recomenda as pessoas endividadas a buscarem o balcão de negociação da entidade, pois os descontos são interessantes e de grande valia para a população.

Mosár aponta que um segundo passo pode ser destinado para organizar as festas de fim de ano e visitar o comércio para a compra de presentes natalinos. Por fim, o professor pondera que se a renda permitir, destinar parte do valor para uma reserva, pois o começo de um novo ano chega com alguns impostos que pesam no orçamento, como IPTU e IPVA.

“Tem que pensar que temos a saúde do corpo, a mental e, hoje em dia, precisamos ter a saúde financeira. A gente tem que trabalhar a nossa saúde nesses três vetores. Saúde financeira é um item importante na vida das pessoas, pois se há dívida que não se consegue honrar, acaba sobrecarregando os pensamentos e o sistema nervoso”, observa.

O economista da CDL adianta que pesquisa da entidade deve ser divulgada nos próximos dias com as intenções de gastos dos caxienses com o 13º salário. De acordo com ele, o pagamento das contas, compra de presentes e reforma nas residências, lideram o levantamento.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp