Você pode não conhecer Luiz Feier Motta, mas, com certeza já o ouviu muitas vezes. O tom grave e marcante do caxiense o fez conhecido em todo o Brasil. Motta é dublador, por exemplo, de Silvester Stallone, para citar apenas um dos tantos atores e personagens para quem ele empresta sua voz.
Por sua grande repercussão levando o nome de Caxias do Sul para todo o país com seu trabalho, ele foi agraciado na terça-feira (17) com a Medalha Monumento Nacional ao Imigrante. Estiveram presentes no evento a vice-prefeita, Paula Ioris, os secretários do Esporte e Lazer (SMEL), Gabriel Citton, da Cultura, Cristina Calcagnotto, e de Governo, Flávio Cassina, além do coordenador de Relações Comunitárias do município, Flávio Fernandes, e o vereador Felipe Gremelmaier.
A distinção foi sugerida pela equipe da SMEL em função das dublagens de Motta em muitos filmes nos quais os esportes estão no centro das tramas. É do caxiense a voz de Michael Jordan, no filme Space Jam e na série Arremesso Final, a respeito de basquete. De Steven Segal, em filmes de artes marciais/aikido, e de Morgan Freeman, em Menina de Ouro, sobre o mundo do boxe. A voz de Motta se destaca também na série Cobra Kai, de karatê, e no documentário Fastest, a História de Valentino Rossi, sobre motovelocidade. Mas, o maior destaque em dublagens, porém, Motta obteve com os personagens de Stalonne. O caxiense é a voz do ator na saga Rocky, o Lutador e Creed, Nascido para Lutar, ambos sobre boxe, Falcão, Campeão dos Campeões, a respeito de luta de braço, e Alta Velocidade, que trata da fórmula Indy.
Motta agradeceu emocionado a distinção com a medalha e contou um pouco da sua trajetória aos presentes. Para finalizar, disse: “Foi um prazer muito grande estar aqui para receber essa honraria. Muito obrigado”.