Uma variedade de assuntos mobilizou a sessão simulada do Vereador Por Um Dia 2023, na tarde desta segunda-feira (23). No início, os 24 estudantes se mostraram um pouco tímidos, mas, na sequência, se sentiram mais seguros e assumiram com desenvoltura as ideias propostas por meio de 14 requerimentos, nove projetos de lei (PL) e um projeto de lei complementar (PLC). Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade.
A abertura do encontro foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Zé Dambrós/PSB, tendo ao lado a diretora da Escola do Legislativo, parlamentar Marisol Santos/PSDB, que orientou os estudantes ao longo da sessão; do presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL), Adriano Bressan/PTB; de outros legisladores; e de servidores da Casa. Dambrós cumprimentou as direções das instituições de ensino, os docentes e os discentes por abraçarem a iniciativa promovida pelo Parlamento e que foi instituída ainda em 1999, por meio de uma proposição do então vereador Waldemar Jones Biglia.
A condução dos trabalhos da tarde ficou sob a responsabilidade de uma Mesa Diretora eleita previamente pelos estudantes e composta por: Gabriel Sarturi de Araújo (presidente); Izadora Carraro Serafim (1ª vice-presidente); Pedro Pedroni (2º vice-presidente); Lian Souza Kirchheim (1º secretário); e João Pedro da Silva Petrin (2º secretário).
Um dos temas que rendeu discussão e recebeu o apoio do jovem plenário foi a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental na Adolescência, sugerida pela aluna Gabrieli Ágata Bertin, da Escola Municipal José de Alencar. “A saúde mental de adolescentes deve ser cuidada de forma profissional e cuidadosa. Um dos objetivos da frente é ampliar o debate, auxiliar na identificação dos transtornos, fazer os encaminhamentos e incentivar campanhas de prevenção”, destacou a aluna, despertando o posicionamento de colegas.
“Sua proposta tem meu voto positivo”, anunciou Larissa Dal Zotto Tomiello, da Escola Estadual Irmão Guerini. “Com a proximidade de iniciativas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é um assunto necessário. Eu considero importante, por exemplo, a presença de psicólogos na escola, e a realização de redações que abordem o assunto. Conte com nosso apoio”, prosseguiu Izadora Carraro Serafim, do Colégio São João Batista.
“Hoje, temos muitos aplicativos que acabam gerando ansiedade, desespero e até depressão”, resumiu Pedro Pedroni, do Colégio La Salle Caxias, lembrando que o Legislativo Caxiense, na prática, já tem um grupo parlamentar com enfoque semelhante.
A instituição de outras duas frentes também rendeu debate: a de Proteção Animal, indicada pela estudante Sara Cardoso Venâncio, da Escola Estadual Aquilino Zatti; e a de Prevenção da Violência nas Escolas, defendida por Luis Fernando Raimann Fabri, do Colégio São Carlos.
Os vereadores por um dia ainda discorreram, entre outros enfoques, a respeito da sustentabilidade ambiental, do saneamento e da valorização de iniciativas culturais. Também solicitaram mais linhas de ônibus em algumas regiões e defenderam a solidariedade, com a ideia de um Banco de Tênis, por exemplo, cujo texto partiu da aluna Sofia Kroth de Lima Adão, da Escola Municipal Giuseppe Garibaldi.
No início da sessão, o vereador Bressan ressaltou que estava ele próprio nervoso e na expectativa da explanação da criançada. Ao final do encontro, a diretora da Escola do Legislativo, vereadora Marisol Santos/PSDB, expressou agradecimentos e admiração aos estudantes pela coragem e pelos resultados.
“A emoção me envolveu em vários momentos, principalmente ao ver a preocupação de vocês em fazerem bem a defesa de suas propostas. Que lindo ver as ideias e a vontade de opinar sobre os projetos dos colegas. Vale a pena saber que o futuro do planeta está nas mãos de vocês”, frisou Marisol.
Ao final da plenária, todos os alunos receberam certificados. Também tiveram as imagens mostradas na Galeria dos Vereadores Por Um Dia de 2023. Além de Marisol e do presidente Bressan, integram a CECTICDL os parlamentares Rafael Bueno/PDT, Lucas Caregnato/PT e Ricardo Zanchin/NOVO.
Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores