
A Defesa Civil de Caxias do Sul concluiu, neste domingo (30), a formação da primeira turma de moradores de Galópolis treinados para atuar em situações de emergência e reforçar a segurança da comunidade diante de desastres naturais. Ao todo, 25 participantes receberam a capacitação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil de Galópolis (NUPDEC) e receberam certificado.
A formação começou na sexta-feira (28), com palestra da meteorologista Natália Pereira, doutora em Ciências e especialista em Monitoramento Meteorológico. No sábado e domingo, os moradores passaram por instruções sobre prevenção, autocuidado, sinais de alerta hidrometeorológicos e práticas essenciais para respostas rápidas em situações de risco.

O treinamento também incluiu suporte básico de vida, atendimento pré-hospitalar, noções de riscos geológicos, incluindo como identificar indícios de deslizamentos, rachaduras e instabilidade de encostas, além de conteúdos sobre clima, meio ambiente e prevenção de incêndios. As atividades foram conduzidas por equipes do Samu, Corpo de Bombeiros e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
Avaliação e próximos passos
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente Armando da Silva, o curso foi avaliado como “extremamente positivo”, tanto por alunos quanto por instrutores:
“Os alunos que iniciaram o sábado pela manhã com olhares de assustados, agora concluído as aulas teóricas transmitem tranquilidade, isto demonstra que nosso objetivo com o treinamento foi alcançado. Temos ainda um longo caminho a percorrer com os treinamentos porém, deu para notar que o caminho está correto e, que chegaremos lá”, avalia.

O coordenador destacou que o curso será permanente, mas ainda sem data definida para a próxima turma:
“Estamos no final do ano, tanto instrutores quanto alunos tem suas agendadas assoberbadas de compromissos. Iremos fazer uma enquete e a data definida pela maioria será respeitada”, explicou.
A presidente da Associação de Moradores de Galópolis, Darla Pereira, que participou da primeira turma, publicou sua avaliação sobre o treinamento nas redes sociais.
“Com muito orgulho somos a primeira turma de voluntários formados pelo Núcleo de Proteção e Defesa Civil – NUPDEC do RS. Galópolis sendo pioneira e referência em ação de voluntariado comunitário em cuidado e proteção. Parabéns para todos nós!!! Que sejamos multiplicadores de tudo o que aprendemos nesse início de treinamento.”, escreveu.

Com as chuvas extremas de maio de 2024, Galópolis sofreu com intensos deslizamentos de terra que provocaram mortes e bloqueios na BR-116.