A Prefeitura de Caxias do Sul assinou na quinta-feira (8), junto com a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT), Simone Stülp, o termo de parceria para a execução do Programa Comunidades Inovadoras na cidade. A iniciativa é realizada em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA-RS). O objetivo é promover o desenvolvimento social, tecnológico e comunitário no âmbito das políticas públicas educacionais.
A iniciativa vai implantar um espaço de inovação no bairro Fátima, onde será oferecido o curso de Leitura e Interpretação de Desenho Técnico com Metrologia para os moradores da região, em parceria com a Fundação Marcopolo.
“Esse programa é muito importante e vem em boa hora. Essas parcerias e esse tipo de trabalho ajuda muito a população; ajuda a qualificar as pessoas para o mercado de trabalho. Temos recebidos muitos imigrantes nos últimos anos que também têm interesse nesses cursos. Acredito que com esse programa vamos mudar a realidade do bairro Fátima”, disse o prefeito Adiló Didomênico.
A ação visa integrar iniciativas do Estado e do Município, fomentando parcerias estratégicas com instituições locais, estimulando o empreendedorismo e a promoção da geração de trabalho e renda. Em Caxias, o programa está em fase de articulação e planejamento para alinhar ações e fortalecer parcerias locais.
O ato ocorreu na sede da SICT, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, e contou com a presença da secretária municipal de Administração, Tecnologia e Inovação (SMATI), Grégora Fortuna dos Passos.
Além de Caxias, outras três cidades participam do Programa: Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria.