Correios completam 156 dias sem acordo coletivo e fazem greve em Caxias do Sul
Correios completam 156 dias sem acordo coletivo e fazem greve em Caxias do Sul | Foto: Robinho/Divulgação

Os trabalhadores dos Correios seguem em greve desde 16 de dezembro em Caxias do Sul. A mobilização ocorre em frente à agência da Avenida Visconde de Pelotas, esquina com a Rua Sinimbu. Segundo o presidente do Sindicato dos Correios da Serra Gaúcha, Ricardo Paim, a categoria está há 156 dias sem acordo coletivo.

“A empresa não apresenta nenhuma proposta de reposição da inflação e fala apenas em retirada de direitos”, afirmou Paim.

De acordo com ele, entre os pontos citados estão mudanças no plano de saúde e no adicional de férias.

O sindicalista declarou ainda que a crise financeira da estatal não foi causada pelos trabalhadores.

“A crise não foi feita pelos funcionários. Nós estamos aqui pela nossa sobrevivência e pela defesa dos Correios como empresa pública e de qualidade”, disse.

Em Caxias do Sul, cerca de 70% dos carteiros aderiram à paralisação. As agências permanecem abertas, com atendimento parcial.

“As encomendas terão impacto no prazo de entrega, mas a empresa mantém gestores para garantir um serviço mínimo dentro da cidade”, explicou o presidente do sindicato.

Paim também apontou a falta de investimentos em tecnologia e reestruturação como um dos fatores que prejudicam o desempenho da empresa frente à concorrência privada.