A Cooperativa Paz e Bem, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), inaugura neste sábado (9), às 10h, um novo Ecoponto em Caxias do Sul. O espaço, que está localizado na RSC-453, Km 143, no bairro Santa Fé, passa a integrar a rede de alternativas.
Instalado junto à sede da própria cooperativa, o Ecoponto terá capacidade para receber resíduos de grande porte, como sofás, geladeiras, móveis e eletrodomésticos, materiais muitas vezes descartados de forma inadequada em locais públicos. Ele também será ponto de coleta de cartelas de medicamentos. A venda desses medicamentos é revertida ao projeto do Recanto da Compaixão.
O diretor geral de SEMMAS, Anderson Barros, responsável pela pasta das reciclagens, destaca que o trabalho das associações contribui diretamente para a economia circular e solidária. Além disso, também gera emprego, renda e organização comunitária em diversos bairros da cidade.
Ele relata que serão abertos outros pontos em cooperativas da cidade. De acordo com ele, está sendo verificado a possibilidade junto as associações dos bairros Monte Carmelo, Esplanada e Fátima. Explica que a ideia é criar cultura de Ecopontos pelo município. Assim, as pessoas podem fazer o descarte destes materiais em locais mais próximos das residências. Atualmente, Caxias do Sul conta com Ecoponto na Codeca e tambem na Secretaria do Meio Ambiente, junto à Maesa.
“Essa ideia de abrirmos ecopontos nas próprias Associações é uma forma de propocionar para população espaços para destinar de forma correta os resíduos, que muitas vezes são descartados de forma incorreta. Assim, a população vai ter esses locais dentro dos próprios bairros pra destinar. Com horários ampliados, esse, por exemplo, vai ficar aberto até as 21h e também vai receber no sábado”, explica
O presidente da Cooperativa, Tiago Pavelski, destaca que além dos itens já conhecidos do Ecoponto, o espaço também vai receber todo tipo de material reciclável, os de fácil e difícil reciclabilidade. Ele explica que todo material passará por triagem no local, onde receberá o devido destino.
Tiago ainda informa que com os recursos provenientes dos materiais, a intenção é criar mais 20 vagas de emprego no local.
“Vamos conseguir angariar recursos através dos materiais para ter mais vagas de emprego na cooperativa. Hoje tem cerca de 80 pessoas que fazem a triagem de 55 toneladas de material reciclado por dia. Vamos aumentar para 100 pessoas até o fim do ano”.
O novo Ecoponto terá horário diferenciado para facilitar o acesso da população. O local irá funcionar de segunda à sexta-feira das 7h às 21h e aos sábados das 7h às 16h30.
Além de cumprir seu papel funcional, o Ecoponto também atuará como ferramenta de educação ambiental. Ele incentivará e conscientizará a comunidade sobre a separação correta dos resíduos, por meio do conhecimento in loco sobre o trabalho desenvolvido pelas associações.
A Reciclagem em Caxias do Sul
O município é referência nacional em coleta seletiva e trabalho com associações de recicladores. Atualmente, o município conta com uma Cooperativa e 11 associações conveniadas. Estas beneficiam, direta e indiretamente, mais de 1,2 mil famílias.
Diariamente, cerca de 90 toneladas de resíduos recicláveis são triadas por essas entidades, totalizando mais de 30 mil toneladas por ano. Esse valor representa aproximadamente 20 % de todo o resíduo urbano coletado na cidade.