EDUCAÇÃO

Mais de 10 grupos manifestam interesse em construir creches em Caxias do Sul

Projeto da PPP da Educação Infantil está sendo apresentado em São Paulo; entrega de propostas está prevista para ocorrer no dia 13 de junho

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pelo menos 10 grupos, empresas e/ou consórcios demonstraram interesse no modelo de construção de escolas infantis do município. A informação é da Prefeitura de Caxias do Sul. Deste terça-feira (6), o secretário de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcus Vinicius Caberlon, está em São Paulo apresentando o projeto da PPP da Educação para investidores.

As reuniões, chamadas de bilaterais, estão sendo coordenadas pela equipe do BNDES. Durante toda esta quarta-feira (07), os encontros presenciais seguem onde as empresas interessadas apresentam suas propostas para participar do leilão na sede da B3, também na capital paulista.

O critério do leilão será menor valor da contraprestação pública mensal máxima a ser paga pela Prefeitura de Caxias à concessionária. A entrega de propostas está prevista para ocorrer no dia 13 de junho e a sessão pública do leilão está prevista para o dia 25 de junho.

“Essas explanações sobre o projeto são importantes para tirar dúvidas desses possíveis investidores, como foi feito em 2024 na PPP da Iluminação Pública. Ontem, em uma webinar, tivemos a participação de cerca de 100 pessoas do setor público-privado querendo informações sobre esse modelo de concessão. O interesse de mercado demonstra que estamos no caminho certo e essa licitação vai marcar também uma nova etapa na área da Educação em nosso município”, informa Caberlon.

31 unidades

O edital do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) estruturado com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a concessão administrativa da construção e da prestação de serviços de 31 novas unidades de educação infantil da rede municipal de educação foi publicado no último dia 15 de abril. O investimento é na ordem de R$ 570 milhões ao longo de 25 anos de concessão.

Conforme edital, o futuro concessionário ficará responsável pela construção das unidades educacionais, instalação de mobiliário e equipamentos, assim como por serviços como manutenção predial e de equipamentos, limpeza, controle de pragas, jardinagem e gestão de utilidades. 

Com as novas escolas, estão previstas mais de sete mil vagas na educação infantil do município, visando zerar a histórica fila de espera em creches e pré-escolas da cidade.