Caxias do Sul abre a 40ª edição da Feira do Livro nesta sexta-feira (27), a partir das 18h, na Praça Dante Alighieri. O público poderá participar de uma programação que envolve 60 bate-papos e palestras com escritores locais e nacionais, além de oficinas e atividades culturais até o dia 13 de outubro.
Para aquecer os leitores, o Portal Leouve organizou cinco destaques da festa literária deste ano, selecionados por personagens do segmento na cidade. São eles: a patrona da Feira do Livro, a escritora Helô Bacichette; o amigo do livro, o contador de histórias, Roger Castro; a secretária municipal da Cultura, Magali Quadros; a proprietária da livraria Mercado de Ideias, Maria Helena Lacava; e o presidente da Academia Caxiense de Letras (ACL), Juliano De Ros.
25 bancas e milhares de histórias
Estarão dispostas, em área coberta de 2,6 mil metros quadrados, 18 bancas de publicações para adultos, além de outras sete infantojuvenis, marcando a volta desse espaço à feira. O preço dos livros terá 20% de desconto. O local também reunirá espaços dedicados às sessões de autógrafos, o Espaço do Leitor e o palco principal, onde serão realizados bate-papos, apresentações artísticas e contações de histórias.
Além da praça, a feira vai ocupar a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederaueur, o Teatro Municipal Pedro Parenti e a Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. Aqui, você confere a programação completa.
Maratona de Contação de Histórias – Helô Bacichette
A 16ª Maratona de Contação de Histórias irá marcar a programação do dia 4 de novembro, sexta-feira que vem, com atividades das 8h30 às 17h. É a dica, deixada pela patrona Helô Bacichette.
Retorno da ala infantojuvenil – Maria Helena Lacava
A livreira Maria Helena Lacava se encaminha para sua 29ª feira à frente da Mercado de Ideias, uma das 25 bancas que abastecerão os leitores a partir desta sexta-feira. Para convidar o público, a comerciante destaca o retorno da ala infantojuvenil ao evento, com sete livrarias.
Muitos anos atrás nós tínhamos apenas uma barraquinha de livros infantis, que era trabalhada com a Biblioteca Pública. E, agora, retornando, na 40ª edição, a ala infantil, é muito importante. Teremos vários colegas, cada um com sua banca, que vão presentear a cidade novamente com a leitura infantil e infantojuvenil.
Passaporte da leitura – Magali Quadros
A secretária da Cultura, Magali Quadros, comentou sobre o Passaporte da Leitura, que serve de elo entre estudantes e autores para promoção da leitura no ambiente escolar.
Nosso projeto Passaporte da Leitura, uma atração tradicional que atende às escolas municipais, continua a ser uma ponte vital entre os estudantes e o universo literário. Durante a feira, estudantes terão a oportunidade de interagir diretamente com os autores cujas obras tiveram a chance de explorar em sala de aula, promovendo uma experiência educativa única e inesquecível.
Criatividade a partir da poesia – Juliano De Ros
O poeta e escritor, e atual presidente da Academia Caxiense de Letras (ACL), Juliano de Ros, indica, entre os 60 encontros previstos na programação, a oficina A poesia como instrumento de criatividade e bem-estar. A atividade terá lugar na Galeria de Arte Gerd Bornheim, ao lado da Praça Dante, no sábado (1°), às 15h.
Esta oficina poética, junto com palestra que ensina a poética livre de julgamentos, é destinada a todo o público, com intuito de mostrar que todas as pessoas têm a capacidade da escrita poética. Será ministrada por mim em conjunto com cerca de 12 acadêmicos da ACL, que farão parte da leitura e récita dos poemas exemplificativos e dos conceitos apresentados.
Lançamento de livro – Roger Castro
Três peixinhos e um aquário – contos brincantes dá nome à primeira obra do amigo do livro deste ano, Roger Castro. Ele é coautor ao lado de Elaine Pasquali Cavion, Gica Conta e Zéh Henrique. Castro convida os leitores a participarem do lançamento, que está marcado para domingo (28), às 15h, no palco principal do evento.
Faremos a contação de história e sessão de autógrafos, e os primeiros presentes vão ganhar um exemplar do livro, que é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo e pela Secretaria da Cultura de Caxias. É uma novidade que me emociona, por estar na feira como amigo do livro e lançar o meu primeiro livro.