Complexo esportivo e cultural será entregue em junho para a população caxiense

A população de Caxias do Sul poderá usufruir de um novo local para prática de esportes, lazer, serviços socioassistencias e…

Publicado por
10:57 - 09/01/2018

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

A população de Caxias do Sul poderá usufruir de um novo local para prática de esportes, lazer, serviços socioassistencias e ações culturais. As obras do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no bairro Cidade Nova, está chegando nas etapas finais, e o prazo previsto para entrega é no dia 20 de junho deste ano.

Com 14 mil metros quadrados de terreno e 7 mil metros quadrados de área construída, o complexo contará com biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), pista de skate, quadra de eventos coberta, quadra de areia, playground e pista de caminhada. O custo da obra é de R$ 4,87 milhões, e com o aporte do Ministério da Cultura, que estabeleceu o projeto arquitetônico e vai repassar R$ 3,5 milhões para a construção, o município será responsável pelo custeio de apenas 14,9% da obra, incluindo a mobiliaria.

Localizado na zona oeste, o espaço contará com serviços culturais, esportivos e assistenciais. (Foto: Róger Ruffato/SMC)

Na tarde desta segunda-feira, dia 8, uma equipe da prefeitura visitou a obra. De acordo com o Secretário Municipal da Cultura, Joelmir da Silva Neto, que esteve presente na vistoria, as obras estão dentro de prazo e a fase é de ajustar detalhes para a entrega. “O complexo está numa fase quase de conclusão. A parte entorno do gramado, a plantação de árvores e apenas alguns detalhes estão faltando. A obra está bem adiantada e paralelo a isso a gente está encaminhando o orçamento para que, depois deste período de conclusão de obras, possamos dar início à licitação de equipamentos para mobiliar, colocar em funcionamento e inaugurar dentro de um prazo mais curto possível”, salienta o titular da pasta.

Os 7 mil m² de área devem ser entregue à comunidade no primeiro semestre deste ano. (Foto: Róger Ruffato/SMC)

A gestão do complexo será compartilhada entre a prefeitura e a comunidade. Para o secretário, o projeto conta a mobilização da sociedade para programar a utilização do espaço. “A comunidade está mobilizada na elaboração deste plano de ação. A população caxiense, principalmente a localizada nesta grande região, vai estar muito bem atendida na área cultural, com biblioteca, teatro, oficinas artísticas, de esporte, com as quadras, a pista, a academia, além de lazer, com o parque infantil e toda a área de convivência, e assistência social. O espaço também vai oportunizar oficinas profissionalizantes em parceria com a prefeitura”, defende o secretário.

A ordem de início do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) foi assinada em abril de 2013. As obras deveriam ter terminado em dezembro do mesmo ano, mas a construção foi embargada pelo Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), após constatar falta de segurança em equipamentos e maquinários.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp