Nesta quinta-feira (13), a comitiva da Festa das Colheitas, representada pela rainha Lizandra Chinali, e pela diretora executiva da Comissão Comunitária, Carla Pezzi, esteve na sede do Grupo RSCOM, em Caxias do Sul. A visita foi parte da agenda de divulgação da 4ª edição da Festa, que ocorre nos Pavilhões da Festa da Uva, entre os dias 07 e 23 de março, sempre às sextas, sábados e domingos. Com entrada gratuita, o evento vai contar com uma programação repleta de atrações culturais e gastronômicas que celebram a cultura ítalo-gaúcha.
O evento comunitário, que é o segundo maior do município e integra o Calendário de Comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, celebrados em maio de 2025, traz o mote “A cultura italiana transformada em Festa”.
Neste sentido, diversas apresentações artísticas estão previstas, como dança, música, coro, teatro, e outras performances que vão reverenciar a cultura ítalo-gaúcha e homenagear os colonos. Exposição de orquídeas com palestras sobre cultivo; oficinas com atividades práticas e interativas; e a Feira Multissetorial e Vila dos Distritos, que dá destaque para produtos e serviços locais, também integram a programação.
A rainha da Lizandra Chinali, destaca o Filó Cênico Musical, uma novidade da edição, que vai destacar a tradição italiana que se mantém em nossa região.
“A gente convida toda a comunidade para estar presente desfrutando desse evento que é feito para nós”, convida ela.
A presença dos artesãos locais, com seus trabalhos, também é destacada, assim como as visitas guiadas pelos parreirais, jogos coloniais e a inauguração dos museus da Festa da Uva e da Uva e do Vinho.
A diretora executiva da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Carla Pezzi, destaca a Mostra da Agricultura Familiar, com venda de produtos locais e coloniais, como uma ação que vai ao encontro do objetivo do evento, que é celebrar a colheita, o produtor rural, e o fato de Caxias do Sul ser a maior produtora de hortifrutigranjeiros do estado.
“Vamos trazer a potência do agronegócio, com máquinas e soluções agrícolas, e muito mais”, complementa ela.
A Festa das Colheitas 2025 é uma realização da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, da Prefeitura de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura, com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PROCULTURA RS.
A 4ª edição da Festa das Colheitas tem a entrada totalmente gratuita, mas sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível. A programação completa pode ser conferida aqui.
SERVIÇO
- O quê: 4ª Festa das Colheitas
- Quando: 7, 8 e 9, 14, 15 e 16, e 21, 22 e 23 de março; sextas, das 14h às 22h; sábados e domingos, das 10h às 22h
- Onde: Centro de Eventos da Festa da Uva (rua Ludovico Cavinato, 1431, Nossa Senhora da Saúde – Caxias do Sul)
- Evento totalmente gratuito; sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível