Caxias do Sul

Com presença do governador do Estado, Centro Integrado de Operações é inaugurado em Caxias do Sul

A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB)

Centro Integrado de Operações é inaugurado em Caxias do Sul
Foto: Diego Pereira/ Grupo RSCOM

O Centro  Integrado de Operações (CIOp) foi inaugurado nesta segunda-feira (09) em Caxias do Sul. O serviço, localizado em um prédio locado no início da Rua Marechal Floriano, no bairro Exposição, também entrou em operação na data. A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). O investimento é do Município em parceria com o Governo do Estado

O novo serviço foi planejado para aprimorar o sistema de segurança pública da cidade para que as forças de segurança possam atuar de forma integrada, por meio do investimento em tecnologia eletrônica e combate e prevenção ao crime. Localizado estrategicamente, o espaço de 1,2 mil metros quadrados, conta com diversas salas, entre elas uma que é projetada para contemplar o sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico. Ao todo, são 275 câmeras instaladas pela cidade, sendo 201 de monitoramento e 74 câmeras LPRs, com capacidade para detectar veículos furtados.

Foto: Diego Pereira/ Grupo RSCOM

 

Eduardo leite apontou que a tecnologia vai ajudar na capacidade de resposta das forças de segurança e também na integração policial.

“Tanto quanto a tecnologia que está sendo aplicada, a integração também está sendo aprimorada a partir de estrutura física que integra as operações das forças policiais, pois todos irão circular no espaço. O que vai aproximar e gerar efeitos positivos para resolução de crimes e para garantir a punição aos criminosos”, explicou o governador.  

Na mesma linha, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), garantiu que os roubos de veículos irão continuar diminuindo na cidade. Observou também que o foco maior do novo serviço é o direito a vida.

“Esperamos, inclusive, que as companhias de seguro possam reconhecer isso e baixar os valores. Mas nosso foco maior é o direito a vida e o de ir e vir das pessoas. Não faz sentido viver em uma cidade próspera e trabalhadora, e as pessoas não terem liberdade”, pontuou ele. 

Ainda segundo o chefe do Executivo caxiense, a maioria das câmeras já está instalada. As poucas faltantes aguardam o tempo estável para os ajustes necessários. Antes da inauguração do espaço, Eduardo Leite foi o palestrante da tradicional reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias).