SETOR FORTALECIDO

Com novo empreendimento no interior, Caxias do Sul chega a 36ª agroindústria

Embutidos Bianchi inaugurou empreendimento na Estrada Municipal 223, nº 1.801, em Santa Lúcia do Piaí

Foto: Ícaro de Campos / Divulgação
Foto: Ícaro de Campos / Divulgação

O Prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico inaugurou na tarde desta sexta-feira (22) a Agroindústria Embutidos Bianchi, na Estrada Municipal 223, nº 1.801, em Santa Lúcia do Piaí. O empreendimento tem à frente dos negócios o casal Gean Paulo e Ângela Bianchi, apoiados por familiares.

Foto: Ícaro de Campos / Divulgação

O estabelecimento recebeu recentemente aprovação do Serviço de Inspeção Municipal e Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal, (Simcopas-Poa), da SMAPA. Já tem registrados os produtos linguiça dessecada, banha e torresmo. Está com registros em andamento para morcela branca, morcela preta e queijo de porco. Pretende produzir também salames, linguiça frescal, bacon defumado e costelinha defumada.

A agroindústria conta com financiamento público por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural (FMDR), que tem como objetivo incentivar a permanência do agricultor no campo. A partir de um projeto elaborado com auxílio dos técnicos da SMAPA, os financiamentos são aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), constituído por entidades representativas do setor agrícola do município.

No caso desta empresa, os recursos, na ordem de R$ 30 mil, foram destinados para conclusão das obras do empreendimento e adequações solicitadas pelo Simcopas – Poa. As obras incluem uma calçada em torno da agroindústria, acabamentos de reboco e pintura, e instalação de proteção contra chuva no acesso entre a área de produção e o escritório, entre outras melhorias.

O titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, destacou a importância do Fundo para auxiliar os produtores. 

“Como secretaria, o nosso papel é auxiliar, orientar e agilizar. O Fundo e a nova legislação são uma forma de ajudar pequenos produtores formalizarem suas empresas e crescerem.”

O Prefeito cumprimentou o casal de empreendedores e desejou sucesso nos negócios. 

“Temos muitas pequenas propriedades altamente produtivas. Tenho certeza que este será mais um empreendimento muito bem sucedido. O poder público precisa ter espírito coletivo, ajudar quem quer gerar renda, diminuir a burocracia”.

Gean, um dos proprietários, ressaltou o apoio dos funcionários, família e equipe para constituir a empresa. 

Conforme a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Município conta atualmente com 36 agroindústrias.