Com início da safra, citros podem ser encontrados na Feira Ecológica de Caxias do Sul

Degustação de bergamotas foi realizada para marcar começo da colheita e também alusiva a semana em que se celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado por
12:53 - 08/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Com início da safra, citros podem ser encontrados na Feira Ecológica de Caxias do Sul

Pomar de citros na propriedade do agricultor ecológico Maique Kochenborguer, de Montenegro. Foto: Arquivo Pessoal

Na estação da colheita de citros, parte da colheita pode ser conferida e adquirida na Feira Ecológica de Caixas do Sul. O evento ocorre aos sábados pela manhã na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino. Entre as frutas comercializadas no local estão as bergamotas do agricultor Maique Kochenborguer, de Montenegro. O agricultor cultiva citros em uma área de 66 hectares no Vale do Caí. A região é a que mais produz citros no Estado, em especial bergamota.

Outra parte da colheita da família é destinada para a indústria de suco, mercado convencional e para a Cooperativa de Agricultores e Agroindústria Familiares de Caxias (CAAF) que atende mercados institucionais, como alimentação escolar e em hospitais.

Há 32 anos a família tem certificação de produção orgânica e participa da Feira Ecológica de Caixas do Sul há 23. São diferentes variedades de bergamota cultivadas na propriedade, além de laranja, lima e limão. Nesta safra, Maique estima colher perto de 200 mil quilos de citros. “Vamos colher menos neste ano. Por causa das chuvas excessivas, a plantação sofre com a alta umidade no solo. Essa produção vem apresentando redução de produtividade e frutos pequenos,” explica o agricultor.

Na feira deste sábado (08) uma degustação de bergamotas, como amostra da safra deste ano, foi realizada pelos agricultores no local em ação alusiva a semana em que se celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp