
Caxias do Sul foi eleita, por unanimidade, para representar todos os municípios gaúchos no comitê gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A indicação foi feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), na terça-feira (27). O secretário municipal da Receita, Micael Meurer, assumirá o cargo de representante titular do Rio Grande do Sul no grupo.
O comitê será responsável por administrar o IBS, que substituirá o ICMS e o ISS. Caberá a este colegiado coordenar a arrecadação, a distribuição dos recursos e estabelecer as regras de fiscalização do novo tributo nacional. A indicação visa assegurar que os interesses dos municípios do RS sejam defendidos nas decisões centrais.
As nomeações da CNM têm validade de um ano. Em 2027, haverá nova reunião para escolher os representantes que atuarão no biênio seguinte. O comitê é formado por 27 representantes dos estados e 27 dos municípios, sendo 14 indicados pela CNM e os outros 13 pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
Foram definidos também os primeiros suplentes: Porto Alegre, Santa Rosa e Venâncio Aires, representadas por Fabrício das Neves, Ademir Lopes e Fabiana Keller, respectivamente. Como segundos suplentes, foram eleitos Tiago Nectoux Camargo (Canoas), Roberto Balau Calazans (São Leopoldo) e Fábio de Souza (Pelotas).