GT AMPLIAÇÃO MAC

Caxias do Sul organiza 'Caravana da Saúde a Brasília' para ampliar número de leitos

O grupo será composto por representantes do Executivo, Legislativo e entidades representativas e assistenciais do município

Prefeito solicita a organização de uma caravana da Saúde a Brasília. Foto: Ricardo Rech/Divulgação.
Prefeito solicita a organização de uma caravana da Saúde a Brasília. Foto: Ricardo Rech/Divulgação.

A criação de uma Caravana de Saúde rumo a Brasília foi uma solicitação do prefeito Adiló Didomenico e o vice-prefeito Edson Néspolo nesta segunda-feira (05), após a tradicional reunião de início de semana com os secretários, e, excepcionalmente, alguns vereadores da base de governo.

A motivação se deu por conta da necessidade de ampliação de leitos que poderá ser suprida com a oferta feita pelo Hospital Saúde. No entanto, para isso, é necessário que governos estadual e federal também colaborem. Assim, foi iniciado o processo e formação de um grupo composto por representantes do Executivo, Legislativo e entidades representativas e assistenciais do município, a Caravana de Saúde, para ir a Brasília dentro dos próximos dias.

Ampliação de Leitos e a Caravana da Saúde

Adiló adianta que o secretário Geraldo da Rocha Freitas Junior e o Mauro Pereira farão contato com a deputada Denise para ajudar no agendamento de um horário com o Ministro da Saúde.

“O secretário Geraldo e o Mauro Pereira farão contato com a deputada Denise para nos auxiliar no agendamento de um horário com o Ministro da Saúde, se possível, ainda esta semana, mais tardar semana que vem. Precisamos atualizar com urgência o teto MAC e o repasse de recursos para abrir novos leitos, agora com a disponibilidade do Hospital Saúde”, conclamou.

Adiló lembrou que o município tentou fazer parcerias com o Hospital Saúde em duas oportunidades: compra de leitos na pandemia e quando ocorreu o fechamento da maternidade do Pompéia.

“Não temos condições de construir um hospital. Agora com a oferta do Saúde, podemos assumir os 270 leitos pelo SUS, contando com a ajuda dos governos estadual e federal. Esse número praticamente supre a falta de leitos em Caxias”, argumentou.

PPP da Educação e Mobilização Sindical

Outro assunto na pauta desta segunda foi a mobilização do sindicato das escolinhas de gestão compartilhada, atingindo cerca de 5 mil famílias. Na ocasião, Adiló e Néspolo destacaram que o leilão para a PPP da Educação, que vai ocorrer no dia 25 de junho, em São Paulo, já tem várias empresas interessadas.