
O Departamento de Proteção Animal (DPA) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul (Semmas), com a ajuda da equipe da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, lança a campanha “O Amor não tira férias, não me abandone”, com foco no período de férias. Esta época do ano, há muito mais registros de abandonos de animais pela cidade, em razão de que as pessoas saem de férias e não levam seus pets.
O DPA recebeu este ano 1.251 denúncias, destas 390 de maus tratos (que inclui também o abandono). Os resgates que em março foram 19 no mês, atingiram 49 em novembro. Os meses de agosto e setembro também tiveram números expressivos de resgates pelas equipes do DPA: foram 58 registros em cada mês.

Segundo a coordenadora de Resgastes e Maus Tratos do DPA, Valeska Maronez, “O amor não tira férias, não me abandone” é uma campanha de conscientização para que as famílias levem seus pets nas viagens ou achem um local seguro para que eles esperem sendo cuidados até a volta.
“O principal que a gente tem que falar é que fim de ano não é o fim da responsabilidade do tutor com os animais. Agora começam as festas de final do ano, férias, viagens, e os animais acabam sendo deixados para trás, sozinhos sem entender o porquê que eles foram deixados para trás. O abandono aumenta justamente nesse período de férias, onde na realidade eles precisariam de mais cuidado e segurança. As pessoas têm que entender que adotar um caminho é mais simples enquanto for conveniente. Se você for viajar, você tem que se programar. Existem em Caxias vários hotéis e várias formas, vários hotéis na praia, casas que vocês podem levar os pets juntos, mas nunca escolher o caminho mais cruel que é o de abandono”, explica.
Atualmente há 397 animais no canil municipal a espera de adoção; 213 foram adotados este ano.