A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) deu início, nesta sexta-feira (22), às obras do Monumento aos 150 anos da Imigração Italiana, na Praça da Estação. A solenidade contou com a presença do presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, do prefeito Adiló Didomenico e de outras autoridades, marcando o início da construção que homenageia a trajetória dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul.
Idealizado pelo arquiteto Renato Solio, o monumento terá 150 barras de aço corten ascendentes, simbolizando os 150 anos da imigração italiana e a evolução da cidade ao longo das gerações. Elementos em concreto vão representar o passado desafiador dos primeiros colonizadores e a sociedade atual, com o slogan “De raízes fortes a horizontes infinitos”.
Participação da comunidade
Até setembro de 2025, famílias e empresas podem ter seus nomes gravados no monumento através do site monumento150anos.com.br. O presidente da CIC destacou que o monumento é um presente da entidade para a cidade, nascido do reconhecimento à saga dos imigrantes.
O prefeito Adiló Didomenico enalteceu a iniciativa: “Será uma lembrança permanente da força e da contribuição dos imigrantes italianos, um legado que continuará vivo no coração de Caxias do Sul”.
A inauguração está prevista para 18 de novembro, como parte das celebrações oficiais da data, em um momento de celebração coletiva e de reafirmação da importância da imigração italiana para a identidade e o desenvolvimento da região.