TRADIÇÃO

Caxias do Sul inicia construção do Monumento aos 150 anos da Imigração Italiana

Estrutura com 150 barras de aço será inaugurada em 18 de novembro na Praça da Estação.

Foto: Benito Rizzi/Divulgação
Foto: Benito Rizzi/Divulgação

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) deu início, nesta sexta-feira (22), às obras do Monumento aos 150 anos da Imigração Italiana, na Praça da Estação. A solenidade contou com a presença do presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, do prefeito Adiló Didomenico e de outras autoridades, marcando o início da construção que homenageia a trajetória dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul.

Idealizado pelo arquiteto Renato Solio, o monumento terá 150 barras de aço corten ascendentes, simbolizando os 150 anos da imigração italiana e a evolução da cidade ao longo das gerações. Elementos em concreto vão representar o passado desafiador dos primeiros colonizadores e a sociedade atual, com o slogan “De raízes fortes a horizontes infinitos”.

Participação da comunidade

Até setembro de 2025, famílias e empresas podem ter seus nomes gravados no monumento através do site monumento150anos.com.br. O presidente da CIC destacou que o monumento é um presente da entidade para a cidade, nascido do reconhecimento à saga dos imigrantes. 

O prefeito Adiló Didomenico enalteceu a iniciativa: “Será uma lembrança permanente da força e da contribuição dos imigrantes italianos, um legado que continuará vivo no coração de Caxias do Sul”.

A inauguração está prevista para 18 de novembro, como parte das celebrações oficiais da data, em um momento de celebração coletiva e de reafirmação da importância da imigração italiana para a identidade e o desenvolvimento da região.