O grupo de trabalho que está avaliando a transformação da Fundação de Assistência Social (FAS) em Caxias do Sul, para uma Secretaria, apresentou na tarde desta quarta-feira (27) o estudo elaborado para o prefeito Adiló Didomenico e para o vice-prefeito Edson Néspolo. A avaliação é para que a FAS seja transformada em uma Secretaria que também vá abranger a Proteção Social e suas coordenadorias, que hoje fazem parte da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social.
Nos próximos dias o grupo irá apresentar o estudo para o Sindiserv, servidores da FAS e para os vereadores. Somente após as apresentações, recebimentos de sugestões e adequações será elaborado um termo de cooperação entre a Prefeitura e a FAS, e uma minuta para encaminhar à Câmara.
Conforme o estudo, se aprovada a mudança, ela teria um período de transição de um ano. Todos os servidores da FAS passariam a ser servidores da Prefeitura, sem nenhuma perda de direitos. Atualmente a Fundação tem cerca de 250 servidores.
O estudo também prevê quatro grupos para avaliar a mudança pelo viés dos temas: gestão de pessoas, tecnologia da informação, orçamento e contratos e licitações.
Estavam na reunião secretários e representantes da Casa Civil, da FAS e das secretarias de Administração, Tecnologia e Inovação, Segurança Pública e Proteção Social e Gestão e Finanças.