Na última reunião com o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Lucas Caregnato (PT), o vereador Pedro Rodrigues (PL), junto a representantes das comunidades evangélica e católica, trouxe à tona uma série de demandas da comunidade cristã local. Com uma forte presença de fiéis, a reunião teve como principal objetivo discutir formas de aprimorar o apoio municipal às práticas religiosas e culturais da cidade.
Entre as principais solicitações apresentadas, destacam-se o incentivo à realização de shows gospel em eventos públicos e um maior apoio da prefeitura à tradicional Marcha para Jesus, que ocorre anualmente em Caxias do Sul.
Segundo Rodrigues, é importante pensar na disponibilização de um espaço maior para comportar com conforto e toda a assistência necessária o público participante. O parlamentar não descarta, inclusive, o apoio de iniciativas privadas bem como a destinação de recursos via emendas parlamentares, iniciativas que o mesmo já adianta que está buscando formas de viabilizar.
Outro ponto abordado foi a necessidade de melhorias na estrutura do Batistério, localizado na região do Ecoparque, um espaço tradicionalmente utilizado por fiéis para celebrações de batismos. A comunidade cristã reivindica mais condições para que o local seja ainda mais acessível e apropriado para esses momentos de fé.
Rodrigues também sugeriu a criação de um Conselho Municipal da Cultura Judaico-Cristã, com o objetivo de preservar e promover a história e as tradições dessas religiões, reforçando a importância da convivência e respeito entre as diversas crenças que compõem o tecido social de Caxias do Sul.
O vereador destacou ainda que, além de formalizar essas solicitações ao executivo municipal, pretende iniciar conversas com as secretarias responsáveis para tratar da infraestrutura do Batistério e de outras demandas, buscando atender de forma eficiente as necessidades da comunidade cristã da cidade.
Rodrigues, que já organiza os próximos passos das suas ações junto a sua equipe, avalia como positivo esse encontro com a presidência da Câmara com vista nas demandas da comunidade cristã, a qual representa.
Com essas ações, a comunidade cristã de Caxias do Sul demonstra seu desejo de fortalecer a presença e o reconhecimento das suas tradições religiosas, buscando um diálogo contínuo com o poder público para a preservação de seus espaços e manifestações culturais.