
Com base na premissa de que o afeto não tem idade e no sucesso do Programa Apadrinhe, a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC), lançou o Programa Apadrinhe para pessoas idosas.
A iniciativa, antes voltada a crianças e adolescentes, agora passa a contemplar idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI), geridos pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI).
Historicamente, o programa focava em oferecer suporte a crianças e adolescentes com vínculos familiares rompidos ou fragilizados. Mas a rede socioassistencial identificava uma demanda crescente na outra ponta: muitos idosos acolhidos em ILPIs também não contam com suporte familiar. O apadrinhamento, porém, não se resume apenas a visitas. O foco é o tempo e o carinho, com o padrinho ou madrinha estabelecendo um vínculo direto por meio de visitas periódicas, passeios autorizados e momentos de escuta e lazer.
O impacto é sentido na saúde física e mental dos idosos. O ato de “esperar por alguém” gera um novo propósito, o que contribui para reduzir quadros depressivos. Já os padrinhos, ganham uma rica troca de experiências, tendo a oportunidade de ouvir relatos históricos do cotidiano da cidade por quem acompanhou suas transformações.

Como participar
Os interessados em participar do programa podem se inscrever pelo WhatsApp (54) 99708-0279 ou procurar por “Apadrinhe Pessoas Idosas” no Instagram e no Facebook. Após o contato inicial, a equipe técnica da Associação Jesus Senhor, responsável pela execução do programa, agendará uma primeira conversa presencial ou online, conforme a disponibilidade do candidato, que deverá apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.
O passo seguinte será uma visita domiciliar para que a equipe compreenda o contexto social do candidato. Após a aprovação nessas etapas, os interessados vão participar de uma capacitação conduzida pela equipe do programa, onde receberão orientações sobre o apadrinhamento, terão dúvidas esclarecidas e serão integrados com outros padrinhos.
Cumpridas as etapas prévias e havendo afilhados disponíveis, é realizada a aproximação: uma primeira visita à ILPI em companhia das equipes técnicas do Programa Apadrinhe e da instituição.
Para o secretário de Assistência Social e Cidadania, Mauro Trojan, a ampliação do programa marca mais uma inovação em Caxias do Sul e uma garantia de direitos. Para ele, a pessoa idosa tem o direito não apenas a um teto e à alimentação, mas também ao pertencimento social.