Caxias do Sul

Caxias começa voltar ao normal apesar de recomendação para isolamento social

Horário de maior movimento se concentrou entre às 14h e 16h, em pontos comerciais e lotéricos

Caxias começa voltar ao normal apesar de recomendação para isolamento social

A flexibilização do decreto municipal assinada na última quinta-feira (2), em relação ao combate ao coronavírus praticamente apertou o botão de start para a vida voltar ao normal, em meio à pandemia em Caxias do Sul.

O que se viu no último fim de semana também nesta segunda-feira (6), foi a volta das pessoas às ruas. Desde o início da manhã muitas pessoas, sem se preocupar com o risco de contágio, não respeitaram a distância mínima entre uma e outra e se concentravam em frente a bancos e lotéricas para receber salários e pagar contas.

A semana que antecede a Páscoa, também deve registrar um grande movimento em feiras e lojas de chocolates. Em algumas destes estabelecimentos o fluxo de pessoas já foi grande durante o dia.

O horário de maior movimento se concentrou entre as 14h e 16h, em muitos pontos comerciais e lotéricos. A aglomeração que chamou mais atenção ocorreu na rua Pinheiro Machado, entre as ruas Marques do Herval e Dr. Montaury. No local uma fila oriunda de uma lotérica, emendou com outra fila de espera para a compra em uma feira de Páscoa e formou um cenário assustador em tempos de pandemia de coronavírus.

Decreto flexibilizado

Além das medidas que já estão sendo aplicadas, o novo decreto estabelece um cronograma e requisitos para a retomada gradual de atividades industriais e de serviços, como a construção civil, na proporção de 25% de seu quadro de pessoal e sem funcionários do grupo de risco.

Estão autorizadas a partir de segunda-feira (6), a retomada das atividades dos estabelecimentos comerciais que forneçam insumos às atividades essenciais, o que já estava ocorrendo, acrescido à indústria e construção civil, continuando proibido em qualquer caso o atendimento ao público com aglomeração ou fluxo de clientes.

O restante do comércio permanece fechado pelo prazo de 15 dias, conforme decreto estadual.

(foto: mauro teixeira/rscom)