Confiança. Essa é a palavra que traduz o sentimento dos candidatos à prefeitura de Caxias do Sul Adiló Didomenico (PSDB) e Maurício Scalco (PL) ao início do pleito deste domingo (27). Se nas urnas os lados são opostos, a semelhança no discurso positivo impera entre ambos desde as primeiras horas da manhã. Com agendas que contemplam diversos bairros da cidade, os postulantes ao Centro Administrativo demonstram à população o desejo de estarem à frente do município para os próximo quatro anos.
O atual prefeito e candidato à reeleição, Adiló Didomenico, da coligação Juntos por “Caxias, Juntos no Rumo Certo”, votou logo cedo na Escola Aristides Germani, no bairro Rio Branco. Acompanhado da esposa Jussara Canalli, do vice Edson Néspolo, apoiadores e políticos, Adiló disse estar preparado para todos os cenários, mas reforçou que acredita que terá mais quatro anos como chefe do executivo caxiense.
“Quando tu entras para uma eleição, tu tens que estar preparado para qualquer um dos resultados, mas a recepção que nós tivemos, especialmente nessa última semana, a forma carinhosa com que o povo nos recebeu, nos bairros mais afastados, nos dá uma expectativa muito positiva para o dia de hoje. Porém, eu volto a frisar, quem decide é o eleitor e a gente respeita muito isso. Agora eu tenho certeza que junto com o Néspolo, pela experiência, pela história e pela trajetória de ambos os candidatos, tanto a prefeito, vice da nossa chapa, nós temos uma expectativa de sermos levados novamente a um próximo mandato. Caxias já teve uma experiência de oito anos com o Pepe, foi bem. De oito anos com o Sartori, foi bem. Nós pegamos os quatro anos piores da história de Caxias e conseguimos reorganizar a cidade e colocar ela no rumo certo, com condições agora de atender várias angústias e demandas do cidadão e do eleitor Caxias”, afirmou Didomenico.
O vencedor do 1° turno e candidato da coligação “O Futuro é Agora”, Maurício Scalco, acompanhado da esposa Vanessa Webber Scalco, políticos e apoiadores, também votou cedo. Foi na Escola Abramo Randon, no bairro Madureira, que Scalco reforçou que “foi feito um belo trabalho” e acredita, sim, em um resultado favorável.
“Foi uma campanha bonita, onde a gente levou para todas as comunidades nossas propostas, uma campanha limpa. Hoje é o dia da democracia, é o dia do povo escolher a melhor opção para administrar Caxias a partir do ano que vem. Eu acho que todo o trabalho que podia ter sido feito foi feito nesses muitos meses de trabalho. Hoje é uma coroação de todo o trabalho feito, tudo o que foi apresentado para a comunidade nos debates, nas propostas. Nós não podemos falar de pesquisas internas agora, porque não acabou ainda, a pessoa ainda vai votar, senão a gente pode induzir voto. Mas, eu acho que o trabalho foi apresentado, os debates mostraram as melhores propostas para Caxias do Sul, e hoje é dia da democracia. Depois das 17h, quando terminar a apuração, a gente pode falar sobre pesquisas, o que a gente tem interno. Temos a certeza de ter feito um belo trabalho e mostrado para Caxias uma mensagem muito positiva até essa eleição”, finaliza Scalco.
Mesmo sob atestado médico, a candidata a vice de Maurício Scalco, Gládis Frizzo, irá votar às 11h30min e volta para repouso doméstico.
A partir das 17h, Adiló e Scalco acompanham à apuração dos votos e devem, após o resultado confirmado, se deslocarem ao comitê central de cada coligação.