Inicia nesta segunda-feira (16), a Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes. A iniciativa que ocorre nos estados do Sul do País segue até o dia 28 de outubro. A ação organizada pelo Ministério da Saúde está diferente de anos anteriores.
No passado, uma vacina era escolhida como carro-chefe e reforço dessa imunização era realizado. A diretora técnica da vigilância epidemiológica, Magda Beatriz Teles, explica que em virtude das baixas coberturas vacinais que vem caindo gradativamente a cada ano, se optou por oferecer todas as vacinas do calendário da criança e do adolescente para quem está em atraso. Buscas estão sendo realizadas e as famílias contatadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), através do sistema, contato com agentes comunitários de saúde e visitas as escolas para avaliação da caderneta de vacinação.
O público abrangente é de crianças de 0 até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A diretoria estima uma público de cerca de 105 mil pessoas dentro da faixa-etária. Calcula-se que em torno de 15% esteja em atraso. A campanha irá acontecer em todas as 48 Unidades Básicas de Saúde de Caxias do Sul. As de horário tradicional, das 8h às 16h, e de horário estendido, das 8h às 19h. Já no sábado, dia 21 de outubro, ocorre o chamado Dia D de Vacinação. Na data, todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Magda observa que na medidas que as crianças vão crescendo, a imunização acaba em alguns casos sendo deixada de lado. Todavia, ressalta que os adolescentes também tem direito a reforços vacinais, alguns inclusive, bem específicos para essa faixa etária, como a do HPV.
“Muitos pais lembram da importâncias das vacinas quando as crianças são pequenas, mas conforme vão crescendo em alguns casos há esquecimento, descuido e até desconhecimento, que o adolescente também tem direito a reforços vacinais, algumas inclusive, bem específicas para essa faixa etária, como a do HPV”, observa ela.
Para vacinação é necessário levar a caderneta de vacinação, cartão do SUS e documento. A campanha de multivacinação ocorre em todo o país, em períodos diferentes. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e impedir a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil.