DENÚNCIA

Câmaras de bronzeamento artificial são interditadas em Caxias do Sul

A interdição dos 19 equipamentos ocorreu nesta quarta-feira (12) em cinco locais diferentes

Interdição de Câmara de Bronzeamento.
Interdição de Câmara de Bronzeamento. | Fotos: Secretaria da Saúde

A Vigilância Sanitária, vinculada a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, interditou, nesta quarta-feira (12), 19 câmaras de bronzeamento artificial. Os equipamentos estavam em cinco endereços diferentes.

A ação, motivada a partir de denúncia, ocorreu por conta dos riscos da utilização dos aparelhos, que podem causar câncer de pele devido à radiação emitida pelas lâmpadas ultravioleta (UV). As máquinas são proibidas em todo o território nacional, conforme a Resolução N° 56/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme a Vigilância Sanitária, inclusive, não há emissão de alvará sanitário para as atividades de bronzeamento com utilização de câmaras com lâmpadas UV. Neste sentido, é importante que a população denuncie por meio dos canais de ouvidoria. São eles:

  • Alô Caxias: 156;
  • A Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, na Rua Marechal Floriano, nº 421, térreo – bairro Centro, pelo telefone: (54) 3290.4446 (fone ou WhatsApp), ou e-mail: [email protected]; e/ou
  • Ouvidoria SES/RS: pelo telefone 0800 6450 644, WhatsApp (51) 98405-4165 ou e-mail: [email protected].

Dentre os departamentos fiscalizados e regulados pela Vigilância Sanitária estão hospitais, farmácias, consultórios médicos e odontológicos, estéticas, restaurantes, mercados, escolas infantis, entre outros. O serviço também é responsável pela liberação, renovação e novos pedidos de Alvará de Saúde, com o objetivo principal de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.