Câmara Municipal de Caxias do Sul homenageia os 70 anos do Sindilojas Caxias

Sessão solene, presidida pela vereadora Marisol Santos (PSDB), reuniu diretores, associados e líderes empresariais de diversos segmentos para celebrar o legado da instituição

Publicado por
06:30 - 21/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Sindilojas Caxias

Fotos: Marinês Bertuol / Câmara Caxias

Na noite desta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Caxias do Sul homenageou o Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas Caxias) pelos seus 70 anos de atuação. A sessão solene, presidida pela vereadora Marisol Santos (PSDB), reuniu diretores, associados e líderes empresariais de diversos segmentos para celebrar o legado da instituição.

A presidente do Legislativo, Marisol Santos, destacou a importância do Sindilojas na história e desenvolvimento econômico de Caxias do Sul, especialmente ao celebrar o aniversário da cidade: “Uma instituição que acompanhou muitos dos avanços da nossa cidade, do nosso povo e que pode contribuir significativamente para que hoje tenhamos essa Caxias bonita, vibrante, com emprego e uma economia pujante”, afirmou.

Rossano Boff, presidente do Sindilojas, refletiu sobre as diversas lutas da entidade ao longo das décadas e expressou confiança no futuro: “Mesmo com os contratempos, nosso pensamento se encaminha, também, ao futuro. Estamos certos de que a integração e a organização de comerciantes, que sabiamente nos guiaram até aqui, serão o que nos levará adiante”, disse.

Idalice Manchini, primeira mulher a presidir o Sindilojas Caxias e atual vice-presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), enfatizou a importância da instituição em sua formação pessoal e profissional: “Foi aqui que comecei minha jornada, rodeada por pessoas dedicadas e comprometidas com o progresso do nosso comércio. Foi aqui que aprendi a importância da união, do trabalho em conjunto e do compromisso com a nossa comunidade”.

Durante a cerimônia, Celestino Oscar Loro, presidente da CIC Caxias, entregou uma placa em homenagem aos 70 anos do Sindilojas, destacando sua relevância histórica como o segundo sindicato mais antigo da cidade.

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB), ex-comerciante da área supermercadista, relembrou suas experiências e elogiou o impacto positivo do Sindilojas: “O comércio representa cerca de 27% da economia de Caxias do Sul, com alto número de empregados, recolhendo tributos e lutando por aquilo que é essencial. Valorizar o legado do Sindilojas é reconhecer o desenvolvimento da nossa cidade”.

Fundado em 16 de março de 1954, o Sindilojas representa atualmente 10 mil empresas na região, com mais de 9 mil sediadas em Caxias do Sul. Sua atuação foca na prosperidade econômica local através de negociações de convenções coletivas, combate ao comércio ilegal, redução de impostos e oferecimento de soluções e convênios para associados. Sua área de abrangência inclui, além de Caxias do Sul, municípios como São Marcos, Flores da Cunha, Antônio Prado e Nova Pádua.

A solenidade contou com a presença dos vereadores Adriano Bressan (PP), Elisandro Fiuza (Republicanos), Maurício Scalco (PL) e Rafael Bueno (PDT). A Mesa Diretora do Legislativo, proponente da homenagem, foi composta pela presidente Marisol Santos (PSDB) e os vereadores Adriano Bressan (PP), Renato Oliveira (PCdoB), Felipe Gremelmaier (MDB) e Zé Dambrós (PSB).

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp