Câmara de Vereadores de Caxias do Sul define calendário do projeto ‘Vereador por um Dia’

Neste ano, iniciativa vai contar com o ‘vereador sombra’ para acompanhar as atribuições dos parlamentares

Publicado por
07:00 - 18/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
vereador por um dia

Foto: Fabio Carnesella / Câmara Caxias

A Sala de Comissões Geni Peteffi recebeu a primeira reunião da edição 2024 do projeto “Vereador por Um Dia” nesta segunda-feira (17). A iniciativa é organizada pela Escola do Legislativo (EL) e pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL) da Câmara Municipal e reuniu professores, coordenadores pedagógicos e representantes das escolas participantes para detalhar as instruções e o cronograma do projeto.

O programa Vereador por Um Dia visa proporcionar a 23 estudantes, número correspondente ao de cadeiras parlamentares da Câmara, uma imersão prática no funcionamento do poder Legislativo. Participam alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas.

Durante a reunião, o vereador Adriano Bressan (PP), presidente da Comissão de Educação, apresentou as novidades desta edição, destacando o ‘vereador sombra’. “Com essa inovação vamos aproximar os jovens do processo legislativo, proporcionando uma experiência prática no acompanhamento de um dia da vida parlamentar, ensinando sobre as atividades de um vereador e incentivando a participação ativa dos jovens na vida política da nossa cidade”, explicou.

O vereador Lucas Caregnato (PT), diretor da Escola do Legislativo, ressaltou a importância do projeto na formação cidadã dos jovens. “O principal objetivo do programa é incentivar a participação cidadã e despertar o interesse dos jovens pela política. Além disso, busca promover a consciência sobre a importância do poder Legislativo e suas atribuições, ressaltando seu papel essencial na democracia e no desenvolvimento da comunidade de Caxias do Sul”, destacou.

A reunião também contou com a exibição de um vídeo institucional da Câmara e dinâmicas de integração, onde os representantes das escolas compartilharam suas expectativas e esclareceram dúvidas. Foram distribuídos o Manual Estudantil e divulgadas as principais datas do projeto: o “vereador sombra” ocorrerá em 06/08, seguido pela oficina de produção de textos legislativos em 26/08, a sessão de treinamento com escolha da mesa diretora em 04/11 e a sessão oficial em 11/11.

Criado em 30 de junho de 1999, por proposição do então parlamentar Waldemar Jones Biglia, o programa Vereador por Um Dia é uma iniciativa consolidada na educação política dos jovens caxienses. Além do presidente Adriano Bressan, integram a Comissão de Educação os vereadores Rafael Bueno (PDT), Rose Frigeri (PT), Professor Zanchin (NOVO) e Wagner Petrini (PSB).

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp