Fotos: Marina Tusset/Grupo RSCOM
Fotos: Marina Tusset/Grupo RSCOM

O prefeito Adiló Didomenico e o vice-prefeito Edson Néspolo participaram na manhã desta quarta-feira (19) da reinauguração do monumento “A Eterna Continência”, homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. O ato, realizado na Praça Dante Alighieri, foi organizado pela Associação de Amigos do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (Soaconca), entidade que em 2023 assinou o termo de compromisso para o restauro do monumento.

O busto, inaugurado originalmente em 1959 e furtado em 2021, foi refundido no mesmo molde do anterior. O processo foi certificado pelo Patrimônio Histórico do Exército Brasileiro e viabilizado com apoio de entidades, empresas e cidadãos. A entrega ocorreu 66 anos depois da primeira inauguração.

Em pronunciamento, o prefeito Adiló destacou o significado simbólico do resgate:

“Hoje, mais do que nunca, manifestar a nossa gratidão à sua Conca, ao Exército Brasileiro, pelo esforço que fez na recuperação. E isso nos dá a condição de resgatar uma chaga muito triste para Caxias do Sul. […] Então hoje, mais do que nunca, nós resgatamos, viramos uma página e podemos assim dizer, cicatrizamos uma chaga que estava aberta desde 2021.”

O prefeito ainda lembrou dos avanços em monitoramento urbano, com 400 câmeras e 75 LPRs instalados na cidade.

O papel da Soaconca e o simbolismo histórico para Caxias

O ex-presidente da Soaconca, Luiz Felipe Novelo, ressaltou a importância da entrega:

“Caxias do Sul leva o nome do Duque de Caxias no seu nome, recuperando então esse marco para esse monumento tão importante aqui na praça central da cidade. […] Essa foi uma devolução e uma resposta de civismo e civilidade do povo da cidade.”

E destacou o valor histórico da data:

“No dia 19 de novembro de 59 ele foi inaugurado e hoje, dia 19 de novembro de 2025, nós estamos reinaugurando um busto fundido no mesmo molde do original e devolvendo para a cidade a originalidade do seu monumento.”

A cerimônia também teve a entrega da Medalha Conde de Caxias ao prefeito Adiló, entregue pelo tenente-coronel George Koppe e por Novelo. A secretária-adjunta da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, também foi homenageada.

O restauro teve origem em julho de 2023, quando a Soaconca assinou o termo de compromisso de restauro do monumento durante o aniversário de 73 anos do 3º GAAAe. A partir desse momento, a entidade passou a mobilizar recursos para a execução da obra.