A Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, em Caxias do Sul, está com uma atividade especial, em celebração ao mês da Consciência Negra, que acontece em novembro. Foram selecionados aproximadamente 30 títulos de autores negros. A coleção reúne obras literárias, do infanto-juvenil ao adulto, que estimulam a reflexão sobre história e identidade afro-brasileira.
A atividade está aberta à comunidade no 3° andar da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima. A seleção estará disponível até o dia 02 de dezembro, no setor de empréstimos.
“É uma iniciativa bastante simples, mas visa integrar a Biblioteca Pública com a programação da Temporada Negra a partir daquilo que é o principal serviço da Biblioteca, o empréstimo de livros. Também é uma forma de aproveitar essas comemorações para dar mais visibilidade a autores e obras relevantes, que guardam relação com a negritude, a herança africana, as culturas dessa diáspora, etc”, destacou o diretor do Departamento do Livro, Literatura e Leitura, Cássio Immig.
Entre as obras selecionadas para a ação, estão os títulos, “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, e “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro.
Para tornar-se sócio da Biblioteca, é necessário:
- Apresentar um documento de identidade com foto;
- Apresentar comprovante de residência;
- Contribuir com R$10,00 ou com a doação de um livro em bom estado.
A Biblioteca Pública funciona de segunda a sexta, das 08h às 17h, e aos sábados, das 08h às 12h, exceto nos sábados que são feriados, antevéspera de feriado ou dia seguinte ao feriado. Ou seja, no dia 16 de novembro, estará fechada.
Sobre a ação
A atividade ocorreu pela primeira vez integrada à Temporada da Cultura Negra de 2022 e, desde então, segue junto ao período do evento. Fora do mês de novembro também são divulgados, nos expositores da Biblioteca Pública, autores e títulos relacionados à cultura negra.