bolsa família atualização cadastros
Foto: Flávio Jeske

O mutirão de revisão e atualização dos cadastros do Bolsa Família completou um ano em novembro de 2025 em Caxias do Sul. Ao todo, foram realizadas 3.138 visitas domiciliares que resultaram no cancelamento ou bloqueio de 619 cadastros no programa.

Com a ampliação das equipes da Fundação de Assistência Social (FAS), foi possível intensificar as visitas domiciliares. As visitas auxiliam os técnicos a verificar a veracidade dos dados informados no cadastro ou identificar mudanças na renda do núcleo familiar.

Os cancelamentos ou bloqueios de 619 cadastros ocorreram por inconsistência nos dados, mudança de domicílio para fora do município ou aumento da renda por pessoa acima do limite permitido pelo programa.

Impacto do mutirão

Além de garantir que o Poder Público trabalhe com informações atualizadas, o mutirão reforça a justiça social ao manter no Cadastro Único apenas famílias que realmente se enquadram nos critérios do programa.

Um dos efeitos mais visíveis é a queda no número total de inscritos no Cadastro Único. Em dezembro de 2024, havia 84.744 pessoas cadastradas. No início de dezembro deste ano, o número passou para 74.497, uma redução de 10.247 inscritos, o equivalente a 13,75%.