Nos dias 23, 24 e 30 de novembro e 1º de dezembro, São Paulo será palco do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu. Caxias do Sul estará representada pelos atletas da equipe JA Jiu-Jitsu Pio X. O time conta com oito lutadores.
Nas primeiras duas datas será disputado o Mundial Adulto, e nas outras duas, o Mundial Kids. O professor James Ortiz, 44 anos, será o técnico responsável por acompanhar e orientar os atletas durante as competições. Além disso, três participantes do projeto social Herdeiros de Palmares, que integram a equipe, trazem ainda mais inspiração à jornada, mostrando a força da inclusão esportiva na formação de talentos.
O técnico da equipe falou ao Portal Leouve quais as expectativas quanto a participação da equipe no Mundial e traçou metas ambiciosas:
“A expectativa é muito boa. Já faz um ano que a gente está treinando para este campeonato. No último ano participamos e trouxemos dois terceiros colocados, uma classificação muito boa por ser um campeonato de magnitude tão grande. Esperamos conseguir trazer ao menos um campeão mundial aqui para nossa cidade”, afirma.
A questão do treinamento também foi citada como diferencial trabalhado:
“O trabalho foi bem feito, a periodização do treinamento foi feita corretamente. A gente participou de várias etapas dos torneios gaúchos no estado como uma preparação para este torneio mundial, então a galera está bem treinada, todo mundo firme e forte para dar o máximo na competição”, concluiu.
Atletas que vão participar:
- Pietro João Rodrigues Machado, 10 anos;
- Renan Gustavo Pinto, 11 anos;
- Santiago Jesus Colmenares Mendoza, 12 anos;
- Tayana Ferraz, 12 anos;
- Saymon Rodrigues Dutra, 13 anos;
- Maicon Machado, 16 anos;
- Paulo Portela, 30 anos;
- Maximiliano dos Santos, 37 anos.