Na próxima quarta-feira (2), Caxias do Sul conhecerá a empresa que será responsável por asfaltar 2,6 quilômetros da Rua Governador Euclides Triches, entre os bairros São Cristóvão e Ana Rech. A obra tem importância estratégica para o trânsito na região, segundo a prefeitura, porque a via liga a BR-116 e a RSC-453, e poderá viabilizar um caminho alternativo adequado, uma vez que, hoje, o trecho é de estrada de chão.
De acordo com o edital, publicado no início de setembro, a premissa é de aliviar o fluxo intenso na intersecção das duas rodovias, que divide os bairros Serrano, São Cristóvão, São Ciro e Jardim das Hortênsias. O projeto visa ganhos, também, no escoamento da produção de empresas instaladas naquela área.
Além da pavimentação, estão previstas melhorias relacionadas ao sistema de micro drenagem, deslocamento da rede elétrica e sinalização horizontal e vertical, serviços que terão prazo de oito meses para conclusão, a partir do seu início. O custo total da contratação é de R$ 7,3 milhões.
“A parte asfaltada é mais procurada pelo motorista. Com toda certeza, o fluxo que tem ali hoje vai aumentar muito depois de o trecho ser asfaltado. Nos finais de semana e épocas de veraneio, serve de atalho para (evitar) o congestionamento no final de tarde perto do trevo de Fazenda Souza (na RSC-453). É mais uma via que vai fluir o trânsito”, afirma o secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti
“Tem empresários fortes ali, com câmaras frias, que armazenam produtos hortifrutigranjeiros e os transportam para outros locais, como Ceasa de Porto Alegre, o nosso Ceasa e para outros Estados, inclusive”, complementa.
A pasta não soube informar a quantidade de veículos que utilizam a Rua Governador Euclides Triches atualmente.
Pacote de obras no interior
Os recursos são oriundos de um financiamento do município com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). A parceria, de acordo com Soletti, tem o objetivo de qualificar a trafegabilidade de 10 estradas do interior, incluindo Rua Governador Euclides Triches.
Apenas duas delas já tiveram os serviços finalizados. Confira, abaixo, a relação completa e estágio de conclusão.
- Estrada Municipal José Zanette: concluída;
- Estrada Municipal Firmino Frizzo: concluída;
- Estrada Municipal 306, no Cerro da Glória: em andamento;
- Estrada Municipal João Boldo: em andamento;
- Estrada Municipal Menino Jesus: em andamento;
- Estrada Municipal Patrício Pasquali: em andamento;
- Estrada Municipal Domingos Mazzocchi: em andamento;
- Estrada Municipal 45 18 99, em São Valentim da 6ª Légua: obras em fase inicial;
- Estrada Municipal Ernesto Suliani (estrada velha para Flores da Cunha): obras em fase inicial;
- Rua Governador Euclides Triches: fase de licitação.
Soletti explicou que, devido às chuvas intensas dos últimos meses, algumas estradas foram danificadas, o que prejudicou os trabalhos e, consequentemente, ocasionou em atrasos. Ele estima que todas sejam entregues até o meio do ano que vem.