Foto: Divulgação Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Divulgação Prefeitura de Caxias do Sul

A Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (23), a criação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC). A proposta do Executivo substitui o modelo atual da Fundação de Assistência Social (FAS) e tem como objetivo qualificar a elaboração e aplicação de políticas públicas do setor. 

A mudança está prevista para entrar em vigor a partir do próximo dia 1º de janeiro, desde que receba a sanção do prefeito Adiló Didomenico. A nova secretaria visa garantir conformidade com a Constituição, a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de estatutos que protegem idosos, jovens, mulheres, pessoas com deficiência, população afrodescendente e imigrantes. 

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa também será incorporado. A transição promete manter a continuidade dos serviços à comunidade e valorizar os servidores técnicos.

Por meio de uma emenda aditiva, os vereadores Andressa Marques e Cláudio Libardi garantiram a vigência e a continuidade dos prazos de todos os concursos públicos realizados pela FAS que estejam em andamento.